Cubre ambón | Bordado Pantocrátor e Quatro Evangelistas Vermelho
195,00€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
Pão de atril | Cubre ambón | Bordado Pantocrátor e Quatro Evangelistas
- Cobre ambón confeccionado em 100% poliéster.
- À venda nas cores litúrgicos: vermelho, verde, bege e morado.
- Ribete dourado na borda.
- Rematado com um fleco de canutillo dourado.
- 49 cm de largura.
- 245 cm de comprimento total.
Bordados do cobre ambón
O pano de atril está bordado ricamente com três elementos de profundo significado.
- Bordado de Cristo Pantocrátor ao estilo bizantino
A parte central do pano de atril está bordado com uma representação da figura de Cristo Pantocrátor seguindo a estética da escola bizantina.
A arte bizantino é um estilo artístico que se desenvolveu no Império Romano do Oriente, e que se expandiu por todo o mundo cristão, especialmente pela zona do Mediterrâneo oriental.
As representações religiosas de estilo bizantino caracteriza-se por seu uso da perspectiva frontal, sua ênfase na espiritualidade e seu uso de símbolos religiosos.
As imagens religiosas bizantinas estavam carregadas de elementos simbólicos evangelizadores para dar a conhecer a Palavra de Deus a todo o povo. Através dos símbolos explicavam os Ensinos de Cristo às pessoas que não podiam acessar os Textos Sagrados.
Uma das imagens mais características da arte bizantino é a do Cristo Pantocrátor. Esta imagem representa Cristo como o "Todo-Poderoso" ou "Todo governante", um termo que vem do grego e que enfatiza a majestade e a autoridade divina de Cristo.
No bordado deste pano de atril podem apreciar os principais elementos que se podem contemplar nas representações do Cristo Pantocrator:
- Cristo sentado sobre o trono do mundo. Na maioria das representações a figura de Cristo está sentada sobre um trono. O trono como rei do mundo.
- A bênção: Cristo se representa fazendo um gesto de bênção com sua mão direita.
- O livro na mão esquerda. Símbolo dos Evangelhos que são a Palavra de Deus e a sabedoria divina.
- O halo dourado ao redor da cabeça de Cristo com uma Cruz inscrita, simboliza sua santidade e sua natureza divina.
- Túnica de cor branca, símbolo da pureza e da divindade, e de cor vermelha, representação do sangue derramado e do sacrifício de Cristo para o perdão dos pecados da humanidade.
- Bordado dos Quatro Evangelistas ao estilo bizantino
Em cada uma das quatro esquinas, ao redor de Cristo, apresenta-se a figura de um dos Quatro Evangelistas. Cada um deles defende sobre sua mão seu Evangelho.
As quatro figuras (San Mateus, San Lucas, San Marcos e San Juan) estão representados com os halos dourados, símbolo da santidade.
Os Quatro Evangelistas dirigem seu olhar para o centro da cena onde se encontra a imagem do Cristo Pantocrátor.
- Bordado da Cruz
O último elemento que completa o bordado é um desenho de uma Cruz bordada em fio dourado.
Os bordados do Cristo Pantocrátor de estilo bizantino e o Caminho Neocatecumenal
O Caminho Neocatecumenal é um movimento católico de renovação eclesial fundado na Espanha em 1964 por Kiko Argüello e Carmen Hernández. É reconhecido pela Igreja Católica como itinerário de formação cristã para adultos.
Os seguidores do Caminho Neocatecumenal encontraram nas representações da arte bizantino uma série de pontos de conexão com os ensinamentos de Kiko Argüello e Carmen Hernández.
O Caminho Neocatecumenal enfatiza a figura de Cristo. O Pantocrátor, ao representar Cristo como o soberano do universo, é uma das figuras mais importantes dentro do estilo bizantino. Era habitual representar a figura de Cristo nos lugares mais relevantes dentro das igrejas.
A Palavra de Deus é outro dos elementos destacados dentro das representações de Cristo do estilo bizantino. A p elemento fundamental nas catequeses e liturgias do Caminho Neocatecumenal.
O halo e a santidade representada no Pantocrátor lembram os membros do Caminho Neocatecumenal de sua própria vocação à santidade e a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.
O gesto de bênção também pode ser visto como um chamado à missão, algo que o Caminho Neocatecumenal leva muito a sério com sua forte abordagem na evangelização.