Sotanas e fajines para sacerdotes

Sotanas e fajines à medida para sacerdotes e seminaristas | Venda online de sotanas negras e fajines vermelhos, morados ou negros

A sotana e o fajín são vestimentas que habitualmente compram os sacerdotes católicos, seminaristas, bispos, capellanes de sua Santidade, cardenales, etc... para vestir um hábito eclesiástico digno no día a día ou em outro tipo de eventos. 

*|*|

A sotana, que é?

A sotana é uma vestimenta talar, que chega até os pés, muito parecida com uma túnica. A sotana leva as mangas longas e é ceñida ao tronco. Na parte frontal está abrochada com botões acima a baixo. A sotana é uma peça empregada pelos clérigos em celebrações litúrgicas, no día a día, em ocasiões solenes não vinculadas à Liturgia, em eventos de grande notoriedade, etc...

As sotanas apesar de ser uma prenda sacerdotal, não é exclusiva dos curas e párrocos católicos. Pode ser vestida por coristas, sacristanes ou monaguillos.

As cores da sotana

A sotana, tal como muitos outros ornamentos sacerdotals, podem ser compradas em diferentes cores. Cada um das cores da sotana está associado aos sacerdotes de uma determinada ordem hierarquiana. Además de estar associado à hierarquía, as cores de uma sotana podem variar dependendo de momento em que sejam vestidas:

  • Sotanas como hábito coral

O hábito coral (natin habitus choralis), as sotana coral, es a vestimenta que vestem sacerdotes e/ou prelados quando frequentam celebrações litúrgicas que ofician diretamente. 

  • Sotanas como hábito de rua

O hábito de rua, también conhecido como hábito civil, ou seja, a sotana de rua , é o fato que usam os membros do clero em seu día a día. A sotana pode ser substituída pela camisa clergyman (ou clériman), ou seja, a camisa com pescoço romano ou de tirilla. 

  • Sotanas como hábito piano

Os trajes pianos, as sotanas pianas são aquelas que se empregam durante celebrações não vinculadas à Liturgia. Eventos em que se reúnen os sacerdotes como podem ser jantar, concertos, banquetes, audiências, recepções, etc...

As sotanas brancas

A cor branca na sotana se reserva para o Papa, o Santo Padre. A norma geral das vestimentas dentro da Igreja Católica diz que únicamente o Papa pode vestir uma sotana de cor branca. 

Existe duas excepções a esta norma: vestir a sotana em “Tierra de Misión” ou em zonas tropicais muito cálidas.

A Igreja Católica permite que os membros do clero (sacerdotes, bispos, cardeais, acólitos, etc...) que residam em zonas com elevadas temperaturas, tais como África, centro de América, sul da Europa, etc... , possam vestir sotanas brancas, ou seja, da mesma cor que a sotana papal. 

As sotanas brancas confeccionadas para vestir áreas com altas temperaturas, además de sua cor, costumam ser feitas de tecidos frescos, leves e respiráveis. Este tipo de tecidos más apropriados para zonas más calurosas costumam ter um preço de compra más elevado.

Se não tivermos em conta as característicasísticas mencionadas para combater o calor, as sotanas brancas empregadas por curas de lugares cálidos são vestes com as mesmas características que as sotanas negras. 

As sotanas negras

A sotanas de cor preta tem um grande significado para o sacerdote que a porta. O preto simboliza que a pessoa que a porta morreu para o mundo. Está acima do mundo material que o rodeia.  As sotanas  levam a ergueculos romano ou de tirilla cujo cor branco simboliza a pureza da alma.

A sotana de uso diário, na Santa Igreja Católica, es de cor preta para os sacerdotes de qualquer grau. Apesar desta regra geral, os membros das  hierarquías más altas podem usar sotanas de outras cores ou sotanas pretas com elementos de cores associados ao seu grau hierarquico.

Os elementos que costumam modificar a sua cor são os botões da frente e das mangas (quando a roupa os tivesse), os ribetes da sotana e da esclavina (se o sacerdote a vistiese) e  o fajín (también conhecido em alguns lugares como faja). 

Suelen vestir sotana preta com botonadura, ribetes e fajín os párrocos, diáconos e seminaristas. 

As sotanas moradas | Sotanas negras e moradas

As sotanas moradas ou as sotanas pretas com botões, ribetes e fajín morado (púrpura) são usadas majoritariamente por los obispos. Em función da data do calendário litúrgico ou do local que visitem, os bispos podem modificar as cores do seu vestuário.

As sotanas vermelhas | Sotanas negras e vermelhas

As sotanas vermelhas ou as sotanas pretas com botões, ribetes e fajín vermelho escarlata são usadas majoritariamente por los cardenales. Em función da data do calendário litúrgico ou do local que visitem, os bispos podem modificar as cores do seu vestuário.

Más información sobre as sotanas sacerdotals

- Os seminaristas , quando o evento así o permite, costumam vestir sotana preta com fajín azul. 

- Algumas congregações religiosas masculinas têm como hábito uma adaptación das sotanas sacerdotales. Normalmente estas adaptações são sem botões e ajustadas com uma banda, cordón ou fita. Algumas das ordens que vestem hábitos adaptados da sotana são os franciscanos, os jesuítas, os Legionários de Cristo, etc...

- A vestimenta e trajes que deve usar um sacerdote fora das celebrações litúrgicas vem determinado fundamentalmente por:

  • O canon 284 do Código de Direito Canónico 

Canon que estipula que los clérigos de qualquer ordem hieríriaárquico devem vestir roupas e trajes eclesiásticos dignos. Tendo em conta as limitações e normas ditaminadas pela Conferência Episcopal e os costumes leítimas do lugar.

  • O artículo 64 do Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros

Directorio publicado no año 2013 no qual se complementa as indicações estabelecidas no canon 284 do Código de Direito Canónico. 

O artículo estabelece que os sacerdotes devem usar o hábito talar, a sotana, ou vestir roupas que os diferencia dos laicos " conforme a dignidade e sacralidade de seu ministério". Neste segundo, deduz-se que o más aconselhável é o uso de camisas clériman. 

 

Filtros