Solideo de cor preta para sacerdotes
25,00€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
Solideo preto para sacerdotes
- Solidariedade para uso sacerdotal.
- Confecionado em tecido tropic (60% algodão e 40% poliéster).
- Formado por 8 peças de tecido.
- Solidariedade de cor preta.
- Inclui rabilho ou tampa preta.
- À venda em três tamanhos: M, L e XL.
Comprar um solideo | Seleccionar o tamanho
O tamanho dos solideus é um dos fatores mais importantes que deve ser tido em conta na compra de uma dessas roupas sacerdotals.
Abaixo você verá um pequeno guia de tamanho à venda em nossa loja online. É importante ter em conta que as medidas são aproximadas. Recomendamos que você contacte conosco se tiver alguma dúvida com as medidas dos tamanhos.
Solideo talha M
O tamanho M é a menor que você pode comprar na nossa loja.
Tem 56-57 cm. de perímetro.
16 cm de diâmetro
Solideo talha L
O tamanho L é a medida intermediária comprar em nossa loja.
Tem 58-59 cm. de perímetro.
17 cm de diâmetro
Solideo talha XL
O tamanho XL é a medida maior comprar em nossa loja.
Tem 60-61 cm. de perímetro.
19-20 cm de diâmetro
O que é um solideu?
O solideu é um chapéu eclesiástico que utilizam os clérigos católicos. Trata-se de um chapéu pequeno, de forma circular, côncavo e ligeiramente rígido, que se coloca na coroa da cabeça.
O solideu pode ser usado durante as celebrações litúrgicas e como parte da vestimenta do dia a dia.
Esta peça é usada pelo Papa, os cardeais, os bispos e outros eclesiásticos como os sacerdotes.
A cor do solideu, ao contrário de outros ornamentos religiosos, não dependem do período litúrgico, mas está associada à faixa da pessoa que o veste. Assim, por exemplo, o solideu dos bispos é de cor roxo.
Significado do Solideo
A palavra solideu deriva da expressão latina “soli Deo” que se poderia traduzir por “apenas a Deus”.
O nome desta peça religiosa deriva de seu uso. Os sacerdotes e demais cargos eclesiásticos podem vestir o solideu em qualquer ocasião, com exceção dos momentos em que estão diante da presença de Deus.
Basicamente, o solideu pode ser usado em qualquer momento, menos quando está na presença do Santíssimo Sacramento. Durante as celebrações litúrgicas, deve-se tirar no início do prefácio e pode-se voltar a colocar após a Comunhão.
Este normal geral não é aplicável a todos os membros do clero e tem variações em função do escalão que a pessoa ocupe na Hierarquia da Igreja Católica.
Origem do Solideo
O solideu, assim como muitas outras vestimentas sacerdotals, tem uma origem confuso. Com base na fonte consultada, você pode ter várias versões de onde você procede é casquete que hoje conhecemos como solideo ou zucchetto (nome em italiano).
Uma das versões com maior aceitação nos nossos dias coloca o solideu como um gorro que empregavam os membros do clero para tapar o couro cabeludo uma vez que havia passado a tonsura.
Tonsura como origem do solideo
A tonsura, palavra que deriva do vocábulo latino "tondere" (cortar o cabelo), era uma prática que se realizava durante a Idade Média. Começou com um símbolo de submissão a Deus e acabou se tornando um ritual sagrado que identificava os membros da ordem clerical.
A tonsura de um corte de cabelo através do qual a coronilha da pessoa ficava totalmente rapada.
Este gesto tinha sua origem nos antigos escravos do império romano. Os escravos romanos se rapava o cabelo como símbolo de sua condição.
Tomando o exemplo dos escravos, os cristãos primitivos que decidiam dedicar sua vida a Deus começaram a rapar determinadas zonas da cabeça, geralmente pela parte da coronilha. Mediante este ritual sagrado uma pessoa era reconhecida como membro da ordem clerical.
A tonsura foi amplamente utilizada entre os monges e os membros do clero secular.
Muitos autores relacionam a tonsura com o solideu. Defende que originalmente o solideu tinha uma função eminentemente prática. Era um envelope circular que servia para proteger a cabeça das pessoas tonsuradas. O solideu tapava a parte do couro cabeludo que ficava exposta uma vez se levava a cabo a tonsura.
Cores do Solideo
As cores das roupas que empregam os membros do clero têm grande relevância. Em geral, cada uma das cores tem uma conotações simbólicas dentro da Igreja Católica. Em muitas ocasiões, essas cores, especialmente nos ornamentos litúrgicos, têm que ver com a época do ano litúrgico. Assim, por exemplo, a cor rosa é empregado o Terceiro Domingo de Advento, a cor branca é a cor proeminente durante a celebração do Domingo de Ressurreição, etc.
As cores do solideo têm uma conotação diferente dos outros ornamentos litúrgicos. A cor desta prende eclesiástica não está relacionada ao calendário litúrgico, se não que tem a ver com o escalão que ocupe o portador dentro da Hierarquia da Igreja Católica.
Cor preta | Solideo para sacerdote | Solideos sacerdotales
A cor preta é reservada para os canónigos (sacerdotes e outros membros do corpo de clérigos).
Em geral, a cor preta tem a ver com a humildade, austeridade e a simplicidade. Também é a cor de luto pela morte de Cristo.
Cor morado | Solidariedade para Bispo
Os bispos são os sucessores dos apóstolos de acordo com a estrutura hierárquica da Igreja Católica. Têm três funções principais: ensinar, santificar e governar.
Os bispos utilizam solideus de cor roxo.
A cor roxo é símbolo de luto e de reflexão.
Cor branca | Solidariedade para Papa | Solidariedade papal
O solideu branco é a cor da pureza, da luz. A nível litúrgico relaciona-se com as celebrações da Virgem Maria e dias relevantes da vida de Cristo (Navidade, Domingo de Ressurreição, etc.)
A nível hierárquico, a cor branca está relacionada ao Papa de Roma. O solideu de cor branca é reservado para Sumo Pontífice.
A vestimenta de cor branca não foi utilizada pelos Papas de Roma até o ano 1556.
Cor do solideu para cardeal
Os Cardeais na Igreja Católica são membros do clero de Roma que colaboram com o Papa no governo da Igreja.
Os cardeais utilizam solideus de cor vermelha escarlata. Esta cor representa o sangue de Cristo.
Cor do solideu para Monsenhor
Monsenhor é um título honorífico que concede o Papa a sacerdotes da Casa Pontifícia.
A roupa típica que os Monsenhores usam é a sotana de cor preta com fajín de cor púrpura. Ao contrário de bispos e cardeais, sua roupa costuma carecer de solideu ou cruz pectoral.
Como se fazem os chapéus solideis?
Os solideus à venda em nossa loja online estão confeccionados com tela tropic (60% algodão e 40% poliéster).
A combinação de algodão com outros materiais sintéticos produz solideus com as seguintes características:
Prenda transpirable
O algodão é conhecido por sua capacidade para permitir a transpiração da pele, tornando-o confortável para usar durante muito tempo seguido.
Durabilidade e resistência ao desgaste
A incorporação de fibras sintéticas como o poliéster aumenta a resistência do tecido à abrasão e ao desgaste, bem como sua capacidade para manter a forma.
O uso de poliéster proporciona aos solideus maior capacidade para manter sua forma esférica.
Facilidade de cuidado
A mistura de algodão com poliéster pode tornar o tecido mais fácil de lavar e secar.
Além de reduzir a necessidade de ferro, já que o poliéster ajuda a manter o tecido sem rugas.
Grande relação qualidade-preço
A combinação de fibras naturais e sintéticas pode oferecer um balanço entre conforto e custo, tornando o tecido acessível para uma variedade de usos.