Santinho de São Pancrácio | Pagela devocional
1,50€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
Santinho de São Pancrácio | Pagela devocional
- Santinho ou pagela devocional.
- 8,5 cm de largura.
- 5,5 cm de altura.
- Santinho laminado em plástico.
- Inclui medalha de metal prateado com a imagem em relevo de São Pancrácio.
- Desenho com ilustração tradicional de São Pancrácio, representado com a palma do martírio e um livro aberto.
- Oração completa a São Pancrácio no verso.
História e simbolismo de São Pancrácio
São Pancrácio, mártir cristão do século IV, é conhecido por sua fidelidade a Cristo mesmo em tenra idade. No dia 12 de maio, a Igreja Católica celebra a festividade de São Pancrácio.
O Santo foi martirizado aos 14 anos por rejeitar as numerosas recompensas e privilégios que o imperador Diocleciano lhe ofereceu para que renunciasse à sua fé. São Pancrácio é um exemplo de perseverança, resistência à tentação e sacrifício por amor a Deus.
O seu túmulo em Roma é um local significativo para os fiéis, associando-se a sua figura à boa fortuna, à saúde e ao sucesso nos negócios.
Devoção popular a São Pancrácio | Padroeiro do trabalho, dos negócios e do dinheiro
Tradicionalmente, a figura de São Pancrácio era associada ao amor a Deus, à fé inabalável e ao profundo amor divino.
A devoção ao santo foi a evoluir ao longo dos séculos. Hoje em dia, especialmente em alguns países do sul da Europa, como Espanha, Itália e Portugal, São Pancrácio é um santo a quem as pessoas recorrem para pedir ajuda com problemas financeiros, laborais ou buscando boa sorte ao iniciar um projeto de resultado incerto.
Essa mudança na forma como os devotos se relacionam com São Pancrácio não tem uma explicação clara. Existem diferentes teorias a respeito.
Uma das versões mais difundidas está relacionada aos atributos com os quais São Pancrácio é normalmente representado em imagens, santinhos, quadros, etc. O Santo é geralmente apresentado com as seguintes características:
- Vestido com um traje romano, geralmente em cores verde e vermelha.
- Um braço erguido com o dedo indicador estendido.
- A outra mão segurando uma pena do martírio e um livro aberto.
A explicação para a evolução da devoção ao santo está relacionada ao livro que aparece nas suas representações. Nesse livro pode-se ler a citação latina "Venite ad me et ego dabo vobis omnia bona", que pode ser traduzida como "vinde a mim e eu vos darei todos os bens".
A teoria sugere que a expressão latina originalmente tinha um sentido espiritual, convidando os fiéis a confiarem em Cristo para receberem os bens celestiais. Em algum momento da história, a frase foi reinterpretada, ganhando um sentido material.
Ou seja, passou-se a interpretar que o Santo concedia benefícios materiais aos fiéis que se aproximassem de Deus por meio dele.
Se essa versão é verdadeira ou não, o fato é que o Santo tem grande aceitação popular e está presente em inúmeros eventos relacionados ao dinheiro ou à sorte. É comum que as pessoas coloquem santinhos de São Pancrácio com bilhetes de loteria ou de algum sorteio.
Ou ainda que se posicionem estátuas do Santo em estabelecimentos, negócios ou escritórios para o projeto alcançar os resultados desejados. Nesses casos, muitas vezes a imagem é decorada com salsa ou com uma moeda de 25 pesetas.
Também é comum que as pessoas carreguem pagelas na carteira ou na bolsa para exames, ou entrevistas de emprego.