Santa Cecilia, padroeira dos músicos
371,00€
Iva incluídoItem religioso disponível mediante solicitação. Prazo de entrega aproximado entre 4 e 8 semanas. Para mais informações sobre este produto Artigos Religiosos Brabander.
Santa Cecilia, padroeira dos músicos | Imagens religiosas para igreja
- Imagem de Santa Cecilia, padroeira da música. Virgem e mártir.
- Fabricada em pasta madeira.
- À venda em 30, 40, 50, 80, 100, 120 e 150 cm.
- Imagem com olhos de vidro.
- Base imitação mármore.
- Acabado policromado pintado à mão com pintura a óleo.
- Santa Cecilia é representada com um arpa e com a palma do martírio.
- Viste a túnica própria dos cidadãos romanos dos primeiros séculos.
Quando é Santa Cecilia? | Santoral
O dia 22 de novembro de cada ano celebramos o dia de Santa Cecilia. No final do século XVI, o Papa Gregório XII nomeou Santa Cecilia, padroeira da música porque a Santa era uma grande aficionada às composições musicais.
Santa Cecilia era uma mulher muito comprometida com a música. Tinha uma alma especialmente sensível para este tipo de expressão artística.
Desde a proclamação de Santa Cecilia como padroeira da música é estabelecido o dia 22 de Novembro, dia da morte da Santa, como Dia da Música. Data em que celebramos as pessoas, compositores, músicos, etc... que dedicaram sua vida a despertar toda classe de sentimentos nos outros através de canções, poemas....
O dia de Santa Cecilia é uma data muito assinalada em toda a comunidade cristã e laica. Uma grande quantidade de celebrações e eventos é realizada durante o dia que celebramos o Santoral de Santa Cecilia: atuações de orquestras e bandas de música, concertos, missas e processões em paróquias, igrejas, ermitas, etc.
História de Santa Cecília de Roma
Cecilia de Roma, conhecida universalmente como Santa Cecilia de Roma, padroeira da música e dos músicos, foi uma cidadã romana pertencente uma família nobre. Viveu na capital do Império Romano entre os séculos II e III após Cristo.
Santa Cecilia foi educada nas religiões politeístas imperantes naquela época. Muito cedo descobriu a fé cristã e encontrou nela o verdadeiro caminho. Ele se tornou e defendeu os ensinamentos de Jesus.
Segundo a tradição, há um grande número de momentos na vida da Santa nos quais a música está presente. Cantou Deus durante seu casamento com um pago, enquanto sofria o martírio às mãos de seu verdugo, ...
Santa CeciliaComo muitos dos primeiros cristãos, foi assassinada pelas autoridades por defenderem os ensinamentos e a verdade de Jesus. A Santa foi uma das muitas mártires que sofreram os tormentos da repressão do Império Romano.
Santa Cecilia na Igreja Católica
Santa Cecilia é uma das santas mais queridas na igreja atual. Seu compromisso com Deus, sua fé inquebrantável e seu amor à música a tornaram um modelo de conduta para pessoas de todo tipo de condição.
Podemos ver a importância da santa na Igreja Católica. Há um grande número de igrejas, basílicas, paróquias, etc.
Basílica de Santa Cecilia em Trastevere (Roma)
Uma das igrejas dedicada à santa é a basílica de Santa Cecilia em Trastevere (Roma). É a primeira igreja dedicada à santa e, segundo se acredita, foi edificada acima da casa de Santa Cecilia.
No seu interior alberga uma das imagens mais conhecidas de Santa Cecilia, o martírio de Santa Cecilia de Stefano MadernoUma escultura barroca mundialmente conhecida.
Ermitas de Santa Cecilia (Espanha)
Há um grande número de eremitas na Espanha dedicadas a Santa Cecilia. As ermitas, templos religiosos normalmente localizados em zonas desmoronadas, foram edificações amplamente utilizadas durante a Idade Média. Algumas das mais famosas são:
A ermita ou mosteiro de Santa Cecilia de Montserrat. Abadia beneditina localizada em Marganell, na comarca do Bages, província de Barcelona.
A igreja ou ermita de Santa Cecilia de Vallespinoso de Aguilar de Campoo. Templo católico construído na província de Palencia (Castilla e Leão).
Ermita de Santa Cecilia de Barriosuso. Igreja localizada na província de Burgos.
Ermita de Santa Cecilia na Palma. Ermita construída em meados do s. XX no município de Fuencaliente de la Palma (Santa Cruz de Tenerife).
Santa Cecilia na sociedade
Santa Cecilia é uma santa venerada em um grande número de localidades. Por este motivo, em 22 de novembro é uma data de festa em muitos lugares do mundo.
Além disso, há um grande número de ruas e avenidas com o nome da Santa (uma das mais conhecidas é a de Sevilha).
Muitas orquestras, bandas, academias de música, salas de concertos, e outras infra-estruturas relacionadas à música levam o nome da padroeira dos músicos.
Também nomes de povos, restaurantes, adegas de vinhos, e um número innumerável de lugares que dão a entender o enorme carinho que tem a Santa Cecilia.