San Juan Bautista, a história do Precursor

San Juan Bautista, a história do Precursor
San Juan Bautista, a história do Precursor
San Juan Bautista, a história do Precursor, Img
San Juan Bautista, a história do Precursor
San Juan Bautista, a história do Precursor, Img 1
San Juan Bautista, a história do Precursor
San Juan Bautista, a história do Precursor, Img 2
Disponibilidade: A pedido
Ref: 2FA97

371,00€

Iva incluído

o
compre rapidamente sem se inscrever

(0.000 Kg.)

Item religioso disponível mediante solicitação. Prazo de entrega aproximado entre 4 e 8 semanas. Para mais informações sobre este produto Artigos Religiosos Brabander.

Imagem de São João Batista

  • Imagem religiosa de São João Batista, o Precursor de Jesús.
  • Fabricado em pasta madeira. 
  • Olhos de cristal. 
  • Pintada à mão com pintura ao óleo. 
  • Imagem a  venda em 30, 40, 60, 80, 100, 120, 150 e 180 cm. 
  • San Juan Bautista está vestido com peles de camelo.
  • A mão direita esta estendida para o céu e na mão esquerda porta um estandarte com um pendón com o texto: Ecce Agnus Dei. Esta clásica representación de San Juan Bautista deve-se a que foi o primeiro a chamar Cordeiro de Deus (Agnus Dei natín) a Jesús. 
  • A os pés da imagem do Santo há um cordeiro acostado. 
  • A imagem de São João Batista foi fabricada seguindo a técnica tradicional das imágenes religiosas de Olot. 

Nascimento ou Natividade de São João Batista

San Lucas é quem narra o nascimento e vida de São João Batista ao iniciar seu Evangelho

Zacarías, o pai de São João, era um sacerdote judío que servía no tempo. Zacarías había tomada por esposa a Santa Isabel, a prima da Virgem María. Después de muitos años casados, já chegando à velhice, eram um casamento cheio de amor e felicidade. Seu alegría só estava limitado por um triste fato, não habían podido ter filhos.

Um día no templo, o Arcángel San Gabriel aparece-seó a Zacarías. O Ángel lhe disse que, después de tanto tempo, seus plegarías e as de sua mulher serían atendidas, que serían pais. O nascimento de um niño preenchería dessa sua restante años de vida. Además le anunció que o niño sería muito especial, que sería o precursor do Mesías, que debían de pôr-lhe de nome João e que convertería a muitas pessoas à verdadeira Fe. Sería um niño cheio do Espíritu Santo desde o ventre de sua mãe.

Ao sacerdote entraram dúvidas e perguntandoó ao Ángel como sería possível que esperassem o nascimento de um filho se sua mulher e o já eram maiores, quase idosos.

O Ángel lhe garantizó que suas palavras se cumpriremían porque así había dito Deus, e por não acreditar na dita que lhes había outorgada a Santa Isabel e a él, o sacerdote perdería a voz e não podreía pronunciar nem uma palavra até o día do nascimento de São João.

Pasado nove meses desde primeira aparición del Ángel a Zacarías, Santa Isabel deu à luz a São João. O nascimento do niñou sucedió tal como o Ángel había anunciado.

San Juan Bautista niño

O día do nascimento de São João Batista foi um día esseso para seus pais, amigos e familiares.

Todos os amigos opinavam sobre o nome que devería ter o niño. San Isabel, conhecedora do anúncio que o Ángel le había feito ao seu marido, não consintió outro nome para o niño que não fosse  João. Zacarías, que todavía não había recuperado o fala, escrevendo apoioó a decisión de sua mulher. Assim se había cumprir a palavra de Deus que o Arcángel Gabriel había trasmitido a Zacarías.  e como se había anunciado, Zacarías recuperó o fala e disse: "Bendito o Señor, Deus de Israel".

Os años posteriores ao nascimento do San Juan Bautista não están claros. Acredita-se que os pais do niñ ou morreram ao pouco tempo. Não sabemos a ciência certa se por morte natural ou por algún outro acontecimento.

Em todo caso, o que sí parece seguro é que o niño, João, se quedó huérfano a uma idade muito precoce. Nesse momento, o que sería San Juan Bautista, decidió viver no deserto. O niñou estava pleno do Espíritu Santo. João, apesar de ser um niño, já creía que alejándo-se das posses materiais e vivendo em plena natureza se aproximava más a Deus.

Durante estes años subsistió com o que Deus tenía a bem fornecer, como vestimenta levava peles de camelo e comía frutas, mel, raíces… San Juan únicamente se preocupava de cada día estar más perto de Deus a través da oración e a penitência. 

La pregación e oración de San Juan Bautista, o Bautizo de Jesús

Depois de numerosos años de oración e penitência no deserto, o nome de Juan empezó a ser conhecido entre as pessoas de Jerusalén e Judeia. Se decía que había um homem que com seu saber e suas orações conseguía que as pessoas se arrependem de seus pecados e mudasse sua forma de vida.

San Juan Bautista vivía cerca do río Jordán. Empregava as águas deste río para batizar todos aqueles que compreidían suas orações e estavam dispostos a seguir seu caminho, o caminho de Deus. Muitos foram os que se juntaram às orações de São João Batista.

Em suas pregações e orações anunciava que vendría outro más grande que él que os batizaría no Espíritu Santo. 

Um día enquanto pregava e enseñaba suas orações se lhe apareció o Espíritu Santo. Disse-lhe que se encontra aía com Jesús, com o Mesías, e que lhe reconhecería porque uma pomba se apoiaía em seu homem quando se encontrassem.

Jesús le pidió que lhe batizasse, mas San Juan não estava de acordo com aquilo, como podía él batizar o Mesías, o filho de Deus. Jesús lhe convenceó de que así debía. San Juan aceptó a palavra de Jesús  como sempre había aceito a do Señor. São João, seguindo a oración que había usado em muitas outras ocasiões, submersaó a Jesús na água do río Jordán. Uma vez que Jesús salió da água,  abriram-se os céus e o Espíritu Santo com forma de pomba descendió para situar-se justo acima de Jesús. Nesse momento se escuchó uma voz procedente do céu que decía: "Este é meu Filho muito amado, em quem tenho todas as minhas complacências".

Ao día seguinte San Juan disse a todos os que estavam com él: "He aquí o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 

 

Martirio e morte de São João Batista

Para conhecer a história do martírio e morte de São João Batista, devemos procurar no Espiramento de São Marcos (San Marcos 6, 17-29).

Após muitos años de pregación e orações, San Juan había adquirido notável reconhecimento. Uma das pessoas que contemplava San Juan como um homem Santo era Herodes Antipas, tetrarca da Galileia. Herodes respeitava e desfrutava das enseñanzas de São João.

Herodes era um homem poderoso que tomava as decisões sem ter em conta, muitas vezes, as normas morais. Desse modo decidió conviver com a mulher de seu irmão Felipo, Herodías, seu cuñada. Deste modo inicia-seó uma relación adúltera.

San Juan sempre había foi um homem sincero, amante da verdade. E apesar de sabía que Herodes era um líder despótico, denunció públicamente aquela situación sem temer as consequências.

Herodes, embora respeitasse profundamente San Juan, não podía consentir que nenhum de seus súbditos lhe falasse de tal modo. Herodes eligió encarcerar o Santo em vez de fazê-lo matar. Não quería ter sobre sua consciência a morte de tão notável pessoa.

Herodías não estava satisfeita com este castigo, buscava a maneira de que Herodes ordenasse a morte de São João.

A ocasión se presentó no cumpreños de Herodes. O tetrarca da Judeia decidió dar uma festa por tudo o alto para comemorar seu aniversário. Celebró uma festa em que invitó às más destacadas personalidades da región. Nesta festa Salomé, a filha de Herodías e Filipo, presenteó a Herodes com uma dança. 

Salomé bailó com a graça dos mesmos Ángeles. Herodes quedó tão impressionado pelo baile de Salomé que lhe disse que podía pedir-lhe o que quisesse, qualquer desejo que a jovem tivesse lhe sería concedido. Salomé recorre aó à sua mãe, pergunta-lheó que debía pedir. Herodías tendo claro a grande oportunidade que lhe foi apresentada, disse à sua filha que lhe pidiese a cabeça de São João em uma bandeja.

Salomé, seguindo o conselho de sua mãe, disse a Herodes que quería a cabeça de São João em uma bandeja. Herodes se entristeció mas debía de cumprir sua palavra. Ordemó a um de seus guardas que fosse até a prisión e que lhe corta a cabeça a São João