San Isidro Labrador, padrão de Madrid
224,00€
Iva incluídoItem religioso disponível mediante solicitação. Prazo de entrega aproximado entre 4 e 8 semanas. Para mais informações sobre este produto Artigos Religiosos Brabander.
Imagem de San Isidro Labrador, patrón de Madrid
- Imagem fabricada de forma artesanal.
- Realizada em pasta madeira.
- Acabado policromado.
- Precio de venda inclui aureola dourado de metal.
- Imagem de San Isidro a venda em 20, 30, 40, 50, 60, 80, 100, 120, 140 e 160 cm.
- Olhos de cristal.
- A venda outras imágenes de San Isidro Patrón de Madrid.
- representa San Isidro com a mão direita ao peito e na mão esquerda a reja de um arado de mão.
- San Isidro está vestido com indumentaria própria dos antigos labriegos de Castela: saio com botões que o ajustavam ao peito, calzón curto, polainas largas e fechadas no joelho, e pescoço da jaqueta decorado com uma lechuguilla.
San Isidro Labrador, vida de um Santo
San Isidro, cujo nome era Isidro de Merlo e Quintana nació na cidade de Madrid. Procedía de uma família de labradores e continuó a tradición familiar dedicándo-se ao campo e à sua cultura como servo de Don Iván de Vargas, hidalgo e cavaleiro de um dos más limpos linhagems madrileños, os Vargas.
San Isidro nasce na vila madrileña entorno ao año 1075 sob o governo de Afonso o Bravo, rei de Castela, León e Galiza. Sua vida será longa e próspera em fatos e milagres com o que se ganha uma grande devoción do povo. Isso, unido à sua imensa caridade cristã e uma vida humilde e entregue ao campo, lhe fizeram merecedor de ser patrón dos labriegos e agricultores e de sua cidade natal, Madrid. Sendo seu día de celebración em 15 de maio.
Os historiadores acreditam que foi batizado na igreja de São Andrés, e pasó os años de sua infância em Madrid, onde visitava com asiduidade a de Nossa Señora da Almudena. Em sua juventude se transfere para Torrelaguna, cidade próxima a Madrid, onde conhecerá a que será sua esposa María da Piedade, mulher que procedía de Uceda (Guadalajara). María también será venerada nos altares como Santa María da Cabeça.
É nesses años onde começa seu relación com a água e as fontes, labrándo-se uma grande fama como zahorí.
Aproximadamente no año 1109, Iván de Vargas pede a San Isidro que se mude de novo à villa de Madrid onde o cavaleiro madrileño tenía grandes posses. San Isidro, já casado, acessa e hospeda-se junto à sua esposa em uma das casas de seu señor, junto à igreja de San Andrés.
Após años de notável trabalho, San Isidro morre em sua casa de Madrid com uma idade próxima dos noventa años.
Após a morte de San Isidro na vila madrileña, seu corpo incorrupto descanso em várias moradias. Em um primeiro momento o santo repousa na Igreja de São Andrés. Já no século XV se levanta uma capela dedicada a San Isidro na mesma cidade de Madrid e seus restos são transferidos parallí. Finalmente o corpo foi transferido para a Real Igreja de San Isidro de Madrid onde descansa atualmente.
San Isidro foi beatificado por Paulo V em 14 de junho de 1619 e canonizado em 12 de março de 1622 por Gregório XV, junto a San Felipe Neri, Santa Teresa de Jesús, San Ignacio de Loyola e San Francisco Javier, ainda que a bula de canonización não foi publicada até 1724 por Bento XIII.
San Isidro Labrador, milagres
São muitos e muito variados os milagres que são atribuídos ao patrón de Madrid. Cabe destacar que a maioría deles están relacionados com a água e os mananciais, elementos que estarían sempre presentes ao longo de sua vida.
Um dos milagres más destacados ocorreu durante um año que uma extrema sequia azotó os campos de Madrid. San Isidro, temendo pelas colheitas de seu señor, golpeó a terra com seu feixeón fazendo brotar um manancial nas culturas. Diz-se que a abundância da água era tal que chegava abastecer a cidade de Madrid inteira. É este mesmo manancial que curó ao rei Filipe III de uma gravísima doença.
Conta a tradición, que por seu grande trabalho no campo, surgiram grande número de envidiosos que se dedicaram a calúniar-lhe ante seu señor. Don Iván de Vargas, disposto a saber a verdade, foi aos campos madrileños onde San Isidro desenvolvia seu trabalho. Vio o cavalheiro que San Isidro trabalha incansavelmente, salvo os poucos momentos que se dedicava a rezar. Mesmo nestes momentos de oración, os bueyes seguían fazendo sulcos no campo guiados por ángeles celestiais.
También a história nos fala de sua imensa caridade e amor pela natureza a través de suas vivências no día, como quando sembrando trigo lançava alguns grãos de simente fora do surco para que os pájaros e as formigas pudessem se alimentar "Para todos da sua Divina Majestade". Ou quando o patrón de Madrid ia ao moinho onde había de triturar o trigo colhido, dava a maior parte do cereal aos pobres que encontrava pelo caminho.
San Isidro Labrador, feriado em 15 de maio
O 15 de maio é día de seu feriado posto que foi neste día em que povo de Madrid soube que Sua Santidade había Beatificado a San Isidro.
Em Madrid, a localidade natal de San Isidro, celebra-se uma romería em torno da ermita erigida em sua honra na Pradera de San Isidro, junto ao Río Manzanares no Distrito de Carabanchel. También se celebram em seu nome desde 1947 um dos festejos taurinos más importantes do mundo, a Feira de San Isidro.
A festividade de San Isidro não é exclusiva de Madrid, ao longo da geografía española outras muitas localidades celebram este grande Santo Cristiano como pode ser Tenerife com especial relevância a celebración de Los Realejos, em numerosos povos andaluces, em Yecla, em Dueñas, etc...
Entrega a domicílio de imágenes e artículos religiosos em Madrid.