Mantillas Españolas e Peinetas

Mantillas Españolas e Peinetas

Comprar mantillas españolas

Comprar as mantillas españolas para uma madrina, uma namorada, uma imagem da Virgem María, para uma procesión de Semana Santa, ... é uma tarefa na qual influenciam um grande número de fatores: a forma da mantilla (triangular, média lua,...), o fio e tecido (seda, chantilly,...), os bordados, o diseño da peça, o preço, as tendências da moda, a tradición local, etc. Dentro desse grande número de variáveis quizá uma das más importantes é a cor da mantilla. 

A compra de uma mantilha de uma cor ou outro condicionado por protocolo da celebración na qual se vai levar, a cor da peineta, os pendentes, o broche e o vestido ou traje, o tipo de penteado, se é uma mantilha para uma saia, uma mantilha para um casamento (mantillas de noiva ou mantilhas de madrina), se a mantilla la vai vestir uma niña ou uma mulher , se vai levar a uma corrida de touros, para guardar luto, etc...

Em Artículos Religiosos Brabander somos muito conscientes da importância da cor na hora de vender uma mantilla española, por esse motivo, temos tentado reproduzir com a maior precisão possível o tom das mantillas que temos à venta em nossa loja online

Durante o processo de fotografia nos demos dado conta de que as mantillas, por sua diseño e confección, por ser prendas caladas, são prácticamente transparentes pelo que a cor do material sobre o qual se apoie a roupa condiciona os tons que se refletem nas imágenes. Ou seja, se uma mantilha de cor preta for colocada sobre uma superfície branca, pode-se produzir um contraste que facilita ver o diseñ ou da peça. Pelo contrário, se colocarmos uma mantilha española de cor preta sobre um fundo preto, o fio e as filigranas que decoram a mantilla não se podre;n apreciar. Por esse motivo, tentamos buscar superfícies que permitam apreciar os diseños das mantillas españolas à venda em nossa web, e que, ao mesmo tempo, permitam apreciar os tons de cada uma das mantillas. 

Tanto se você deseja comprar uma mantilla para uma fallera, uma namorada ou uma madrina , como se quer comprar a mantilla para uma procesión de Semana Santa, em nossa loja online podreá apreciar todos os detalhes de cada uma das roupas. O processo de fotografia foi muito complexo, mas acreditamos que o trabalho mereceu a pena. Na maioría das mantillas españolas que pode comprar em nossa loja online verá várias fotos. As imágenes tomaram-se colocando as prendas sobre diferentes fundos para que possa ser feita uma ideia o más exata possível do diseño e da cor do fio empregado na confección. Os fundos foram escolhidos pelo contraste em relação à cor da mantilha: fundos brancos ou claros para mantillas negras ou cores escuras, fundos escuros para mantillas brancas, beige ou de tons claros,  >

Se tiver alguma dúvida, antes de comprar uma mantilha ou uma peineta, não hesite em contactar-nos. Ficaremos felizes em ajudá-lo. 

¿Qué es la mantilla española?

Uma mantilla é uma peça feminina que é popular em España e outros países de tradición hispánica. As mulheres costumam usá-la para cobrir a cabeça e os ombros em festas ou atos solenes.

A mantilla é uma peça que pode ser fabricada com diferentes medidas e formas. Existem mantilhas retangulares, triangulares, com forma de meia lua, etc.

As mantillas podem estar confeccionadas em diferentes tecidos. Em nossos días é habitual comprar mantilhas fabricadas em tul, um tecido que pode estar confeccionado com materiais naturais como seda ou artificiais como o rayón e o poliéster. 

O tul ganhou terreno frente a outros tecidos por possuir uma série de características que o fazem ideal para fazer mantilhas. O tul é uma tela muito leve, com boa caída e movimento, transparente e que serve como base para ornamentações como rendas de blonda ou Chantilly.

Origen e evolución das mantillas

A mantilla tem seus orígenes na cultura ibérica, onde as mulheres usavam véus e mantos para cobrir e adornar suas cabeças. Acredita-se que essas roupas não eram propriamente mantilhas como hoje as conhecemos, se não que eram más bem mantos que servían para proteger as mulheres das inclementicas meteorológicas. 

Na Idade Média, a peça evolucionó para uma dimensión más decorativa e ornamental. Durante este período começam a utilizar tecidos más delicados. Apesar das mudanças a mantilha ainda é, em geral, uma peça simples e funcional. 

No século XVI, a mantilla se extendió por toda España como parte dos trajes populares. Em cada región tenía características próprias según o clima e as condições sociais. Aparecem os primeiros diseños com rendas. 

No século XVII, as rendas são impostas como elementos centrais de confección das mantilhas, especialmente entre as mulheres das classes apodrecentes. A qualidade da confección da peça e seu ornamentación associa-se ao status da pessoa que a porta. 

No século XIX, a mantilla se convirtió em um acessório distintivo da mulher española, impulsionado pela rainha Isabel II. A morte da rainha no año 1868, marca o início do declínio no uso da peça por toda a geografía española, embora em alguns lugares como Andalucía e Madrid siguió sendo um complemento muito popular entre mulheres de todos os estratos sociais. 

Neste período de importantes mudanças políticos e sociais, a peça se asoció a um símbolo español, um sinal da defesa da pátria frente às novas correntes e costumes que chegava a España desde a Europa. Um exemplo claro disso é o acontecimento tradicionalmente conhecido como a conspiración das mantilhas. Um gesto de protesto pacífica no qual as distinguidas damas da sociedade madrileña, organizadas pela Duquesa Sofía de Troubetzkoy, decidiram desfijar com mantillas e penites como símbolos de resistência frente aos novos reis, Amadeo de Saboia e sua esposa María Victoria.

No século XX, seu uso cotidiano foi substituído por outras roupas, ficando reservada principalmente para ocasiões especiais. Hoje em día a mantilla continua sendo amplamente utilizada durante as celebrações da Semana Santa, as madrinhas em casamentos e as falleras durante a celebración das falhas na cidade de Valência. 

As mantilhas de Semana Santa

A mantilla é um complemente feminino amplamente utilizado em celebrações de Semana Santa de España e de muitos outros países de tradición hispánica. 

É especialmente destable seu uso nas celebrações de Semana Santa de Madrid e na zona sul, em cidades como Sevilha. 

As mantilhas são vestidas pelas mulheres principalmente durante os atos litúrgicos e processões que se celebram durante a Quinta-feira Santo, Sexta-feira Santo e Domingo de Resurrección. 

O tipo de mantilhas que se vestem cada um dos días e o código de vestimenta que devem de seguir as mulheres varía de uma Semana Santa a outra. É habitual que cada uma das cofradías estabeleça um código de vestimenta que deve seguir as mulheres que desejem participar na procesión. 

A norma geral vincula a cor da mantilla à cor litúrgico do día que leve a cabo a procesión. Nesse sentido, durante a Semana Santa, as mulheres e niñas vestem fundamentalmente mantilhas negras e mantilhas brancas. 

As mantillas negras de Semana Santa

A cor preta representa o luto, a solenidade. Se está ligado à Semana Santa, as mantilhas de cor preta são uma representación do luto pela Morte de Cristo. 

A celebración da Morte de Jesús na Cruz é um dos momentos más importantes do calendário litúrgico cristão, e um dos pontos centrais da celebración da Semana Santa. 

Generalmente as mulheres e niñas vestem mantilhas pretas durante as missas, eventos solenes e processões da Quinta-feira Santo e da Sexta-feira Santo. 

A Quinta-feira Santo dá início ao Triduo Pascual.   Neste día se comemora a Institución da Eucaristía e o Sacramento da Ordem Sacerdotal. Celebra-se a Missa Crismal e a Missa Vespertina marcando o início do Triduo Pascual. Durante as celebrações litúrgicas se recorda a Última Cena de Jesús com seus discípulos.

Na Sexta-feira, Santo lembramos a morte de Jesús na cruz para nos salvar. A liturgia inclui a leitura da Pasión de Cristo e a Adoración à cruz, sem celebrar missa.

As mantillas brancas de Semana Santa

Así como a cor preta representa o luto e a morte, a cor branca representa a vida e a esperança. 

A Sexta-feira Santo lembramos a morte de Cristo, no domingo de Resurrección celebramos a volta à vida de Nosso Salvador. A cor litúrgico do Domingo de Resurrección é o branco. É um día de alegría e alegria já que Cristo volvió dentre os mortos para trazer de novo a luz ao mundo, simbología que se representa com a ignição do Cirio Pascual durante a Vigilia Pascual. 

O Domingo de Resurrección fecha o Triduo Pascual que se iniciaó na Quinta-feira Santo. 

As mulheres e niñas que assistem a determinados atos solenes ou participam nas processões de Semana Santa levam mantilhas de cor branca. 

As mantilhas de madrina nas casamentos

A madrinha de um casamento, geralmente a mãe do noivo, é a pessoa que pode vestir a mantilla durante a celebración de um casamento. 

O uso de mantilha por parte da madrinha é uma tradición muito enraizada em determinados estamentos sociais do sul de España. A mantilla é um complemento utilizado durante a celebración litúrgica e posterior banquete. O protocolo das celebrações matrimoniais indica que a madrinha não deve remover a mantilla e/ou peineta antes que a noiva retire o véu, normalmente no momento em que se dá início ao banquete. 

Generalmente a mantilla é usada nas cerimônias católicas, não sendo habitual vê-las em celebrações de casamentos civis.

As mantilhas de fallera

As falhas valencias é outra das celebrações nas quais as mantilhas desempenham um papel muito importante. As mantilhas de falleras são um complemento que faz parte do traje tradicional de fallera. 

As mantillas de fallera, también conhecida como mantilla alicantina, tem forma de meia lua e costuma ser más pequeña que as mantillas españolas usadas durante as celebrações de Semana Santa ou nas bodas. 

Vestidos para mantillas negras de Semana Santa

As mantilhas pretas da Semana Santa fazem parte de um conjunto completo que devem vestir as mulheres que acompañan aos passos de uma determinada cofradía. Tal como foi comentado o protocolo de vestimenta, é determinado de maneira particular pelo órgano competente de cada uma das cofradías. Por este motivo, se deseja participar de uma procesión ou acompañar a um dos passos da Semana Santa, o más recomendável é contactar com a cofradía para facilitar os detalhes do código de vestimenta. 

Apesar das particularidades de cada uma das cofradías, geralmente o conjunto negro que devem de levar as mulheres que acompañan um passo deve cumprir os seguintes requisitos:

  • La peina, teja ou peineta

A peineta é um elemento imprescindível para parecer a mantilha de maneira correta durante a Semana Santa. A peineta é um complemento com forma de teja que se coloca na parte posterior da cabeça da mulher. Normalmente se sustenta sobre um moñ ou sob que a pessoa deve ser feita.

O tamañou da peina ou teja deve ser proporcional à altura da pessoa que o porte. 

  • Pendientes e colar

Os pendentes e o colar são complementos que costumam vestir as mulheres que procesionam durante a Semana Santa. 

Recomenda-se que os pendentes estén fabricados em materiais nobres como o ouro ou a prata com algún tipo de acabamento envelhecido para que não sejam muito brilhantes. También podem ser de pérolas ou outra pedra preciosa que mantenha a sobriedade do conjunto. 

  • O vestido preto

O vestido deve ser de cor preta, preferencialmente liso e sem ornamentación. 

A peça deve chegar a baixo dos joelhos.

Não deve levar ningún tipo de escote pronunciado nem por diante nem por detrás. É importante lembrar que o conjunto deve destacar por sua sobriedade. 

  • Medias e sapatos

Tan as médias como os sapatos devem ser de cor preta a jogo com o vestido. 

Os sapatos não devem ter um tacón demasiado elevado. 

  • As luvas

As luvas podem ser outro dos complemente necessários para as mulheres durante a Semana Santa. Normalmente, as luvas devem ser de cor preta e sem rendas. 

  • O maquiagem

A maquiagem deve ser conseqüente com o sentimento predominante da Semana Santa: o luto e a sobriedade. 

Recomenda- se a utilização de cores naturais que não sejam demasiado atraentes. 

Cómo colocar uma mantilla

A solenidade de uma procesión de Semana Santa deve ser preservada por todos os participantes da mesma. Cada um dos detalhes deve ser tido em conta para que o passo faça a sua saída según foi planejado. 

Os códigos de vestimenta tanto de cofrades quanto de acompañantes têm que ser respeitados para manter a tradición. As peinetas e mantillas são elementos que fazem parte de código de vestimenta que rege este tipo de celebrações. As cores e formas não devem ser consideradas apenas, se não for importante levar cada elemento perfeitamente colocado.

A posición da mantilla e da peineta pode variar levemente em función dos critérios de cada uma das cofradías. 

Además, deve-se ter em conta que a forma da mantilha condiciona o processo de colocación. Não é o mesmo colocar uma mantilha de forma triangular, que uma mantilha de forma retangular, que uma mantilha de meia lua. 

A contínuación, descrevemos os passos para colocar uma mantilla retangular com peineta.

Cómo colocar uma mantilha retangular com peineta

  • Preparar o penteado para colocar a peineta

O processo de colocar uma mantilha retangular inicia-se com o penteado da mulher ou niña que vai vestir a peça. 

Existe numerosos penteados que podreían servir para levar a peineta, mas o más usado é fazer um moño baixo que serve de base para introduzir os dentes da peineta. 

Colocar uma redecilla que sujete o moño baixo é uma opción muito recomendável. É preferível que o cabelo não esté recién lavagem.

  • Colocar o penteado

Uma vez que o moño está fechado com a redecilla, os dentes da peina devem ser introduzidos no moño. 

Uma vez que a telha ou o peineta está na posición correta, é conveniente empregar intervalos ou elementos semelhantes que sujetem a peina ao cabelo. Devem ser colocados tanto na parte exterior da teja, como na parte interior para reforçar a posición. 

Estes elementos de fixación podem ser de grande utilidade para levar a peineta e a mantilla de maneira cómoda durante a jornada. 

  • Colocar a mantilla sobre a peineta

Se toma a mantilla retangular e se pliega pela metade. É importante que a parte decorada fique perfeitamente visível para que a mantilla luzca em todo o seu esplendor. 

Empleando o caderno como referência se coloca a mantilla sobre a peineta. Busca-se uma posición que a mantilla cuelgue de maneira simétrica sobre ombros da mulher ou da niña. 

Además da posición simétrica deve ser procurado um ponto apropriado no qual a mantilla não cuelgue demais para atrás. Tomar como referência o nariz pode ser uma medida apropriada. 

  • Fijar a mantilla

Após verificar a simetría e a medida posterior, ajusta-se a mantilha com intervalos invisíveis nos lados sem apertar demais, permitindo liberdade de movimento. 

Para garantir que a mantilla permaneça em seu lugar durante todo o día deve ser fixada a mantilha ao vestido na zona dos ombros. 

Por último, añade o broche como toque final para completar o look com elegância.

Precio das mantillas 

O preço de uma mantilla española pode variar significativamente dependendo de vários fatores. A contínuación, descrevem-se estes fatores com más detalhes, juntamente com información sobre cómo influenciam o custo final da peça.

  • Tamaño

O tamañou da mantilla española é um dos fatores que más influenciam seu preço. Geralmente, pode-se dizer que as mantilhas más pequeñas, sobre um metro de comprimento, são as más acessíveis. 

Enquanto as mantilhas má grandes, que podem medir quase 2 metros e meio de comprimento, são as más caras. As mantilhas de maiores dimensões requerem más tela e tempo de confección. 

Em nossa loja online temos à venda mantilhas de um amplo leque de tamaños. 

  • Tejido e rendas

Otro fator que condiciona o preço de uma mantilla española é o tecido utilizado em sua elaboración. O tecido más común em nossos días é o tul por seus excepcionais características. 

Uma das característicasísticas do tul que o fazem óptimo a confección das mantillas españolas é sua capacidade para ser decorado com rendas e bordados. Dentro de rendas normalmente utilizadas están renda de blonda e troca de Chantilly. 

Em nossa loja online pode comprar mantilha de tul confeccionadas em combinación de rayón e poliamida.

  • Forma 

A forma da mantilla también pode influenciar seu preço. As mantilhas retangulares costumam ser as más acessíveis, enquanto as mantilhas com formas especiais como três picos ou meia lua podem ser más caras devido à sua maior complexidade de diseño e fabricación.
 

Mantilla española | Venda online de mantillas e peinetas para Semana Santa | Mantillas blancas e mantillas negras

Mantillas e peinetas de Semana Santa, mantillas para madrinhas e noivas, ...  | Venda online de mantilhas para mulheres | Ampla catálogo de mantilhas e peinetas para parecer com vestidos negros, vestidos de noiva, vestidos de madrina, ... | Os penteados para um casamento, ou uma procesión de Semana Santa brilham más uma mantilla e uma peineta | Se quiser comprar uma mantilla ao melhor preço  esta é a loja online que estava procurando.

Filtros