Mantilla Negra Semana Santa | Rectangular
30,00€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
Mantilla Negra Semana Santa | Preços
- Mantilla preta para Semana Santa com forma retangular.
- Confeccionada em 70% rayão e 30% poliamida.
- Mantilla espanhola 180 x 55 cm.
- Tejida e bordada à máquina.
- Decorada com dois tipos de formas florais diferentes no contorno e na parte central.
- À venda outras Mantilhas pretas para Semana Santa.
A cor preta durante a Semana Santa
A Semana Santa é um momento do ano de grande importância para a religião católica. Durante estes dias os católicos celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, lembramos como Jesus deu sua vida para o perdão dos pecados.
A Semana Santa compõe-se de uma série de eventos que desembocam no Triduo Pascual, momento cimeira do ano litúrgico cristão.
A cor preta e a cor branca são os grandes protagonistas do Triduo Pascual. Estas duas cores têm grande carga simbólica representando dois conceitos contrapostos.
Por um lado, a cor branca representa a vida, a luz, a presença de Cristo ressuscitado entre nós. O branco é a cor principal do Domingo de Páscoa ou Domingo de Ressurreição.
No extremo oposto localiza-se a cor preta representada a morte, a escuridão e as trevas, a ausência de Cristo. O negro é a cor mais destacado na Quinta-feira Santo e na Sexta-feira Santo, dias em que se lembra a Paixão e Morte de Jesus.
A mantilha preta na Semana Santa
La Mantilla Negra É uma peça tradicional utilizada durante séculos na Espanha durante a Semana Santa. As mulheres costumam vestir-a nas processões e outras cerimônias religiosas.
A mantilha preta costuma vestir-se na Quinta-feira Santo e na Sexta-feira Santo, dias em que se lembra a Paixão e Morte de Jesus. Apesar de ser uma prática estendida, há muitos costumes locais que devem ser tidos em conta na escolha do vestiário dessas datas. Assim, por exemplo, existem localidades nas quais não se recomenda que as mulheres vistam mantilha durante a Sexta-feira Santo.
É recomendável conhecer os protocolos de vestimenta das cofradias e/ou autoridades locais para evitar erros nos vestidos e complementos.
A mantilha como complemento para o traje de mãola
As mãos são mulheres que participam em processões de Semana Santa. Seu traço mais característico é que costumam vestir complemente de preto em sinal de luto e pena pela morte de Cristo.
Alguns autores defendem que esta tradição se iniciou nas processões de Semana Santa de Madrid no século XIX. Hoje, a tradição de que as mulheres vistam de mão-las se espalhou por toda a geografia espanhola, sendo especialmente importante no centro e sul da Espanha.
O protocolo de vestimenta das mãos é muito similar em todas as regiões, embora possa ter alguma variação seguindo o costume de determinadas localidades ou cofradias. Geralmente, o vestido de mão-la incorpora os seguintes elementos:
- Vestido preto simples de manga longa e sem escote.
- Falhou abaixo do joelho.
- Pelo recolhido geralmente em um monho baixo.
- Peineta.
- Mantilha preta.
- Medalha da Irmandade ou Cofradia.
- Rosário.
- Maquiagem discreta.
- Calçado sobrio de tacón.
- Médias negras.
- Guantes de cor preta.