Manta negra Semana Santa
30,00€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
Mantilla negra Semana Santa | Preços
- Mantilla preta para Semana Santa com forma retangular.
- Confeccionada em 70% rayón e 30% poliamida.
- Mantilla española 180 x 55 cm.
- Tejida e bordada a máquina.
- Decorada com dois tipos de formas florais diferentes no contorno e na parte central.
- A venda outras mantillas negras para Semana Santa.
A cor preta durante a Semana Santa
A Semana Santa é um momento do añou de grande importância para a religión Católica. Durante esses días os católicos celebramos a Pasión, Morte e Resurrección de Cristo, recordamos como Jesús deu sua vida para o perdón dos pecados.
A Semana Santa compõe-se de uma série de eventos que desembocam no Triduo Pascual, momento cimeira do año litúrgico cristão.
A cor preta e a cor branca são os grandes protagonistas do Triduo Pascual. Estas duas cores têm grande carga simbólica representando dois conceitos contrapostos.
Por um lado, a cor branca representa a vida, a luz, a presença de Cristo ressuscitado entre nós. O branco é a cor principal do Domingo de Páscoa ou Domingo de Resurrección.
No extremo oposto localiza-se a cor preta representada a morte, a escuridão e as trevas, a ausência de Cristo. O preto é a cor más destacado na Quinta-feira Santo e na Sexta-feira Santo, días nos quais se lembra a Pasión e Morte de Jesús.
A mantilha preta na Semana Santa
La mantilla negra é uma peça tradicional que foi utilizada durante séculos em España durante a Semana Santa. As mulheres costumam vestir-se nas processões e outras cerimônias religiosas.
A mantilla negra costuma vestir-se na Quinta-feira Santo e na Sexta-feira Santo, días nos quais se lembra a Pasión e Morte de Jesús. Apesar de ser uma práctica estendida, há muitos costumes locais que devem ser tidos em conta na hora de selecionar o vestiário dessas datas. Así por exemplo, existem localidades nas quais não se recomenda que as mulheres vistam mantilla durante a Sexta-feira Santo.
É recomendável conhecer os protocolos de vestimenta das cofradías e/ou autoridades locais para evitar erros nos vestidos e complementos.
A mantilha como complemento para o traje de mãola
As mãolas son mulheres que participam em processões de Semana Santa. Sua característica más característico é que costumam vestir complemente de preto em señal de luto e pena pela morte de Cristo.
Alguns autores defendem que esta tradición se iniciaó nas processões de Semana Santa de Madrid no século XIX. Hoje em día, a tradición de que as mulheres vistam de mãolas se espalhou por toda a geografía española, sendo especialmente importante no centro e sul de España.
O protocolo de vestimenta das mãos é muito similar em todas as regiões, embora possa ter alguma variânciaón seguindo o costume de determinadas localidades ou cofradías. Geralmente, o vestido de mão-la incorpora os seguintes elementos:
- Vestido preto simples de manga longa e sem escote.
- Falda abaixo do joelho.
- Pelo geralmente recolhido em um moño baixo.
- Peineta.
- Mantilla preta.
- Medalla da Irmandade ou Cofradía.
- Rosario.
- Maquillaje discreto.
- Calçado sobrio de tacón baixo.
- Medias negras.
- Guantes de cor preto.