Incensários e \'Plugins\'

Incensários e \'Plugins\'

Incensário para queimar incenso

Um incensário, también conhecido como turíbulo ou queimador de incenso,  es um recipiente utilizado para queimar incenso nas celebrações litúrgicas ou procesionales. Os incensários foram empregados durante séculos na Igreja Católica para incensar.

A sua forma original era semelhante a um floreiro com uma tampa perfurada para emitir os aromas. Posteriormente, foram añ adiram cadeias para facilitar seu manejo. 

Muitos incensários medievais foram feitos de ouro e prata, com elaborados detalhes ornamentais. 

O incensário tradicionalmente é uma peça de orfebrería com forma de vasija. Na zona média do incensário localizam-se três cadeias que servem para incensar, isto é, mover o incensário, esparcendo o fumo e o aroma que desprende a combustión do incenso. 

Os queimadores de incenso com cadeias costumam ser usados em todo o tipo de celebrações litúrgicas, como podem ser Missas, bênçãos, processões, etc.

Incensario de Igreja e incensário de Semana Santa

Habitualmente o incensário utilizado durante todo o año litúrgico é o mesmo utilizado durante as processões de Semana Santa. 

Tal e como mencionado, os queimadores de incenso são muito importantes durante todos os tempos litúrgicos, mas adquirem especial relevância durante a celebración das processões de Semana Santa. 

Durante as celebrações da Semana Santa, os incensários litúrgicos saem às ruas e são utilizados para incensar durante as processões dos Passos cofrades. Algumas das cofradías e agrupamentos cofrades más relevantes costumam ter incensos próprios que os fiéis podem identificar com facilidade. 

Por esse motivo, quando se fala de incensários,cofrades, queimadores de incenso de Semana Santa, ou simplesmente incensários de Semana Santa, geralmente nos estamos referindo à mesma peça de orfebrería que se costuma usar para outros fins religiosos durante o año litúrgico. 

Claro, pode haver incensário para uso puramente cofrade, ou seja, que só são utilizados durante a Semana Santa ou em processões extraordinárias, especialmente em irmandades cofrades com muita tradición e patrimônio, mas estes casos não são os habituais. As paróquias e igrejas queimam o incenso com o mesmo issário em todo o tipo de celebrações religiosas. 

Estrutura dos incensários religiosos

Os incensários religiosos, os que se empregam durante as celebrações litúrgicas e durante a Semana Santa, costumam ser a mesma peça ou, quanto menos, ter uma estrutura muito semelhante.

Na Igreja Católica é utilizado  o incensário durante as processões e outras cerimónias litúrgicas. Os sacerdotes ou diáconos frequentemente sustentam o incensário durante  a Missa ou as processões. Incensar é a misión fundamental deste tipo de incensários religiosos. Esta función define a estrutura deste tipo de peças orfebres. 

Os queimadores de incenso paroquial están formados por uma vasija central, uma base, e as cadeias. 

  • La vasija central

A vasija central serve como depósito para o incenso e o carbón. É geralmente formado por duas partes. 

Uma parte inferior com forma cóncava na qual se coloca o carbón e o incenso para incensar. No interior desta parte costuma haver algún tipo de recipiente extraíble que facilite a ignição do carbón e do incenso. 

A parte superior serve como tampa da parte inferior. Há uma ampla variedade de formas, mas têm um elemento em común, várias zonas abertas que permite a saída da fumaça do incenso de forma fluida. 

  • A base ou pé do incensário

É uma parte que normalmente está unida à parte cóncava da vasija central do incensário. Em muitos modelos de orfebrería, o pé e a parte inferior da vasija são a mesma peça. 

A función principal do pé do incensário é servir como base para poder apoiar o queimador de incenso quando não está sendo utilizado. 

  • As cadeias do inciensario

As cadeias que têm os utensílios para queimar incenso são um elemento fundamental para cumprir a función para a qual foram diseñador, incensar. Os incensários paroquiais, os incensários religiosos, têm habitualmente quatro cadeias. 

Tres cadeias están unidas à parte inferior da vasija central. A quarta cadeia é usada para elevar a tampa, a parte superior da vasija central e poder introduzir o incenso no recipiente interior.

Uma vez que o incenso está acende e a fumaça começa a brotar, as cadeias são aproveitadas para balancear suavemente o turíbulo. Este movimento suave serve para que a fumaça e o aroma do incenso se estende.

Incensário para casa ou queimador de incenso caseiro | Porta incenso caseiro

No lar, muitas pessoas empregam o incensário para criar um ambiente propenso para a oración. Outras pessoas decidem comprar um porta incenso caseiro para poder desfrutar do aroma do incenso. 

O cheiro do incenso é muito valorizado por um grande número de pessoas, especialmente entre aqueles que são amantes do ambiente da Semana Santa e as processões cofrades. 

Um incensário para casa tem uma série de características que a diferença dos que denominamos incensários cofrades, ou queimadores de incenso de Semana Santa, ou incensários religiosos. 

Os incensários para casa são más baratos que os incensários de igreja. Isto deve-se ao facto de que são también más pequeños. A quantidade de incenso que se costuma queimar em um lar é inferior à quantidade de incenso que se usa para acender em uma paróquia, igreja, procesión cofrade, etc.

Además, um recipiente para queimar incenso para casa não inclui cadeias. As cadeias são usadas para acender. No ámbito doméstico esta funcionalidade não faz sentido. 

Incensários de Semana Santa, litúrgicos, nazarenos e cofrades | Quemadores de incenso caseiros | Turíbulos 

Os incensários religiosos e seus complementos (navetas, cucharillas para incenso, pinças para carbón ou porta incensários ) são peças de orfebrería religiosa imprescindívels para incensar durante as celebrações eucarísticas ou para fazer uso doméstico do incenso.

Filtros