Estolas y Estolones

Estolas y Estolones

Istolas sacerdotales

Las estolas religiosas para a Liturgia son umas das peças fundamentais dentro das vestes de um ministro da Igreja. Comprar uma estola nunca foi tão simples, temos à venda estolas sacerdotales, estolas bordadas ou sem bordar nos quatro cores litúrgicos: vermelho, branco, roxo e verde, estolas com fleco, etc... aos melhores preços.

Como elemento litúrgico da indumentaria católica, as estolas são uma peça de tecido que se vestem os sacerdotes, diáconos, presbíteros e bispos ao redor do pescoço durante as celebrações litúrgicas. 

Os materiais de fabricación e as cores litúrgicos se equiparam aos das casullas.

¿Qué es la estola?

A estola é uma banda de tecido que os presbíteros, diáconos ou bispo penduram do pescoço sobre o peito, ajustam com um cíngulo sobre o alba.
Os bispos e presbíteros a levam pendurando do pescoço para frente abaixo da casulla.   No caso dos diáconos coloca-se a estola sobre o ombro esquerdo pela frente e por detrás para a parte direita da cintura, también ajustada com um cíngulo sobre a túnica e abaixo da dalmática.
O comprimento da estola deve ser suficiente para que, ao passar pelo pescoço e cruzar-se pela frente do peito do sacerdote, cada extremo, sujeito a ambos os lados pelo cíngulo, possa cair e ficar colgando.
A estola estola deve ser da mesma cor que a casulla ou a dalmática em función do calendário litúrgico. 

Origen da estola

A estola tem uma origem indeterminado como a maioría das roupas e ornamentos litúrgicos com vários séculos de história. Existem diferentes versões sobre adopción da estola como ornamento litúrgico dos sacerdotes católico. 

Hoje em día uma das correntes más estendidas é a que afirma que a estola, como ornamento litúrgico cristão, procede de uma vestimenta conhecida como orarium. Uma peça de tecido usada ao redor do pescoço. Seu función original estava relacionado à higiene, os portadores a usavam para limpar o rosto ou o suor. Os judíos a adotaram e lhe deram um cariz religioso, empregando o orarium como vestimenta para a oração. 
Aproximadamente no século XII a palavra orarium começa a ser substituída pelo término grego stolé (στολή ("vestido"). O término grego evoluiría no término que hoje em día empregamos de maneira habitual, estola. 
 

Signifcado da estola sacerdotal, ¿Qué é uma estola para sacerdotes?

A estola sacerdotal é um dos ornamentos litúrgicos que usam os membros do clero durante as celebrações religiosas. A estola para sacerdotes tem um profundo simbolismo e significado dentro da fé cristã. 

A estola serve como símbolo visível do papel do sacerdote dentro da comunidade. Serve como lembrete para o próprio cura e para os fiéis de que a pessoa que veste a estola é o representante de Cristo na terra.  

A forma da estola representa o jugo de Deus para os sacerdotes. É um lembrete de que os curas están ao serviço da Palavra de Deus. Não só como evangelizadores e divulgadores das enseñanzas de Nosso Señor, se não como exemplos humanos da conduta cristã. 

A estola é um símbolo do papel do sacerdote como mediador entre Deus e o povo. Um meio para que o sacerdote lembre seu dever sagrado como guía dos fiéis e modelo de conduta dentro de comunidade. 

A estola como ornamento litúrgico tem uma forma definida pela ordenación da Igreja. É uma tira de tecido longa e estreita que se coloca sobre os ombros do cura, de tal modo que pendura sobre a frente, sobre o peito do sacerdote. 

Ornamentación das estolas de sacerdote

É habitual que a parte dianteira esté adornada com todo tipo de elementos religiosos; desde bordados marianos relacionados à Virgem María, até bordados eucarísticos como a Sagrada Forma, cálices, espigas de trigo, racimos de uvas, etc. 

Às vezes, a zona da peça que vai sobre o pescoço do sacerdote leva algún tipo de adorno com Cruces. 

También podem incluir algún tipo de fleco nos extremos da peça. Os flecos podem variar de tamaño e características, mas costumam ter flecos de canutillo em cor dourado. Algumas estolas marianas são decoradas com flecos plateados ou brancos. 

As estolas podem ser fabricadas de uma grande variedade de tecidos. É habitual que estén fabricadas com materiais sintéticos como o poliéster ou misturas de poliéster com outros tipos de tecidos. 

Medidas das estolas de cura

As medidas das estolas podem variar ligeiramente.

As estolas má grandes, por vezes denominadas estolones, podem chegar a quase três metros de comprimento se tivermos em conta os flecos. Eles costumam ter uma largura máximo que está entre os 15 e os 16 centímetros. 

As estolas más pequeñas, conhecidas como estolas de viagem, ou estolas de carteira de Sacramentos , costumam ter sobre 11 cm. de largura e aproximadamente dois metros de comprimento. Este tipo de estolas são muito útiles para quando o sacerdote deve de ministrar sacramentos ou realizar alguma celebración litúrgica longe de sua paróquia. 

Istola sacerdotal significado das cores litúrgicos

Um aspecto da estola que tem grande importância é sua cor, pois transmite diferentes significados según o tempo litúrgica. As cores usadas nas estolas são ricas em simbolismo e ajudam a realçar determinados aspectos do tempo litúrgico.

O sacerdote ajuda os fiéis a mergulharem-se dentro dos mistérios de cada tempo litúrgico vestindo as cores correspondentes. Fomenta a compresión e conexión da comunidade cristã com as mensagens do tempo litúrgico.

Istola de cor branca

A cor branca costuma se associar com a pureza, a inocência, a alegría e a luz da presença de Deus. Además, é uma cor relacionada à Virgem María, uma das figuras que melhor representa a pureza. 

Os sacerdotes vestem estolas brancas durante as celebrações litúrgicas de Natal e Páscoa, datas nas quais comemoramos o Nascimento e a Resurrección de Jesus Cristo, respectivamente. 

As festas da Virgem María, que honram sua inmaculada concepción, sua maternidade divina e sua asunción ao céu.

Os sacramentos de batismo, Confirmación, Unción dos doentes, Ordem Sacerdotal e Casamento, que são sinais da graça de Deus e da comunión com Él e com a Igreja.

As festas de Jesus Cristo, como a Epifanía, a Transfiguración, o Corpus Christi ou a Ascensión, que revelam sua glória e sua misión salvadora.

As festas dos Ángeles e dos Santos que não foram mártires, que são modelos de santidade e de fidelidade a Deus.

Además, os curas podem usar estolas de branco em outras ocasiões como Todos os Santos, a festa de São João Batista, a festa de São João Evangelista, a festa da Cátedra de São Pedro ou a festa da Conversión de São Paulo.

Finalmente, cabe destacar que a cor branca está muito relacionada com a vestimenta do Papa, que é o Vicario de Cristo e o Pastor da Igreja universal.

Istola de cor verde

O verde está frequentemente associado à renovação e à esperança. Simboliza a vida e a vitalidade que se encontram na natureza, recordándo-nos a presença contínua de Deus e o ciclo da vida. 

A cor verde é observada comúnmente durante o Tempo Ordinário, que ocorre fora dos principais tempos litúrgicos como Advento, Natal, Quaresma e Páscoa. 

Durante o Tempo Ordinário, a Igreja se concentra nas enseñanzas e o ministério de Jesús, e o verde serve como lembrete do crescimento e desenvolvimento espiritual contínuo dentro da comunidade cristã. 

Istolas de cor vermelha

As estolas de cor vermelha se vestem nas festas relacionadas ao derramamento de sangue (o sacrifício e martírio de Cristo ou de outros Santos mártires) e com o Espíritu Santo.

Os sacerdotes podem colocá-las de cor vermelha durante dois días da Semana Santa. Em primeiro lugar, durante o Domingo de Ramos, día da entrada triunfal de Jesús em Jerusalén prévia a seu detención, martírio e morte.  Em segundo lugar, durante a Sexta-feira Santo, día em qual Jesús de Nazaré foi crucificado e murió na Cruz no monte Gólgota.

Relacionado com o derramamento de sangue, os sacerdotes también podem vestir estolas de cor vermelha nas festas relacionadas aos Apóstoles, os Evangelistas ou os Santos mártires, que morreram por amor a Jesus Cristo.

Además das celebrações litúrgicas relacionadas ao derramamento de sangue, o vermelho é a cor do Espíritu Santo. Por esse motivo, os párrocos podem vestir estolas de cor vermelha durante as celebrações litúrgicas ligadas ao Espíritu Santo, em especial durante o día de Pentecostés. 

Na festa de Pentecostés, os católicos celebramos a vinda do Espíritu Santo sobre os apóstoles e a Igreja.

Istola de cor morado

A cor morada é o símbolo da solenidade, a penitência, a reflexión, o análise interior e a preparación. 

No cristianismo, o morado é usado comúnmente durante os tempos litúrgicos do Advento e Quaresma. Ambos períodos são momentos de reflexión, de arrependimento pelos erros e pecados cometidos. São épocas de preparación para o Nascimento e a Resurrección de Deus. 
Durante o tempo do Advento, a cor morada nos lembra que devemos preparar nossos corações para o Nascimento de Jesús. 

Na Quaresma, a cor roxo é o reflexo da meditación que devemos fazer para nos preparar para a Semana Santa. A viagem para a crucifixión e que se inicia do Domingo de Ramos e que culmina com o Domingo de Resurrección. 

As estolas de cor morado también são usadas durante outros días como a Epifanía, a Semana Santa, etc.

Istolas de cor azul

As estolas de cor azul están ligadas às festas da Virgem María. 

O azul representa sua pureza, humildade e fidelidade, servindo como lembrete de seu papel como Mãe de Deus e seu inquebrantável devoción a seu filho Jesús. 

Originalmente a cor azul foi usada durante o día da Imaculada Concepción. Atualmente, o uso de vestuário azul se espalhou a todo tipo de celebrações marianas. 

Istolas de cor rosa

As estolas de cor rosa são uma representación da alegría e da esperança. A cor rosa na Igreja Católica está ligada à alegria dentro da sobriedade já que se costuma vestir no terceiro domingo de Advento (Domingo de Gaudete) e no quarto domingo de Quaresma (Domingo de Laetere). 

A cor rosa serve como alívio durante as estações prisionais do Advento e Quaresma, marcadas pela cor violeta. O rosa a alegría ante a próxima chegada de Jesus Cristo durante o Advento e a Quaresma. Serve como lembrete de que a penitência é necessária para alcançar a alegría da presença de Jesús. 

Comprar uma estola sacerdotal, ¿de que depende o preço de uma estola para cura?

Comprar uma estola ou dar uma estola a um cura é um processo em que se devem ter em conta vários aspectos importantes. 
Os n.os enumerados a contínuación determinarán o preço final de compra do ornamento. 

  • Material das estolas para sacerdote católico

Em primeiro lugar, o material da estola desempenha um papel importante na determinação do seu preço. As estolas podem ser feitas de diversos materiais, como poliéster, brocado, etc. 

O preço do tecido com a qual esté fabricado a peça determinará o preço do produto final. 

  • Bordados e galões das estolas

O diseño da ornamentación da estola también influencia significativamente o preço de venda final da peça. 

As estolas bordadas com algún elemento simples como uma Cruz plana, serán más baratas que aquelas que incluam uma figura más complexa, como pode ser a Virgem do Carmen. 

Además da complexidade dos bordados influencia o número desses e o tamaño. A maior número de bordados e a maior tamaño de bordados, preços más caros.

  • As medidas das estolas

O tamañ ou das estolas é outro dos fatores para ter em conta. As estolas de maior tamaño, os estolones, costumam ser más caras que as estolas de menor tamaño. 

  • Istolas reversíveis ou estolas duplas

As estolas reversíveis, también conhecidas como estolas duplas, são um acessorio litúrgico muito versátil que compram muitos sacerdotes para trabalho paroquial. 

As estolas duplas ou reversíveis são vestuário que conta com duas faces, é deci, podem ser usadas de duas formas independentes. Costumam ter uma cor litúrgico, por um lado, e outra cor litúrgico pelo outro lado. 

Isso permite ao sacerdote adaptar fácilmente a estola para coincidir com a temporada ou ocasión litúrgica. Com um simples giro, a estola pode passar de um violeta para o Advento e a Quaresma, a um branco para Natal e Páscoa.

  • Istolas personalizadas

As estolas personalizadas é outra das opções que podem ser tidas em conta na hora de comprar ou dar uma estola a um sacerdote. 
Este produto permite uma pessoalización total. Pode-se comprar uma estola com o material, os bordados e as medidas desejadas. 
As estolas feitas à medida com diseños personalizados costumam ser más caras que as estolas estándar que están à venda em nossa loja online. 
 

Istolas e estolones marianos | Estolas para festas marianas

As estolas e estolones marianos são ornamentos litúrgicos empregados por sacerdotes para oficiar celebrações durante festas ligadas à Virgem María, como a festa da Imaculada Concepción de María.

Como as casullas, as estolas e estolones marianos costumam ser de cor branca ou azul celeste. Normalmente están bordados com elementos marianos que se relacionam com a Virgem María (lirios, símbolo da Virgem María, etc…) e/ou elementos marianos que se associam a uma determinada advocación (Virgen de Fátima, Virgem de Lourdes, etc…).

Istolas litúrgicas | Estolones sacerdotales | Istolas religiosas | Istolas para curas e sacerdotes

Os estolones e estolas sacerdotales têm um importante significado litúrgico. São símbolo dos poderes sagrados do clérigo como pastor que leva a suas ovelhas sobre seus ombros e guía às almas para a vida eterna.

Filtros