Santinho de Santiago Apóstolo | Estampa religiosa
1,50€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
Santinho de Santiago Apóstolo | Figura da Catedral de Compostela
- Santinho ou estampa devocional.
- 8,5 cm de largura.
- 5,5 cm de altura.
- Santinho laminado em plástico.
- Inclui medalha de metal prateado com a imagem em relevo de São Tiago.
- Parte traseira com a oração dedicada por João Paulo II a Santiago Apóstolo.
Santinho com a imagem de São Tiago da Catedral de Compostela
A estampa religiosa está decorada com a figura de São Tiago presente na Catedral de Compostela.
A figura de Santiago Apóstolo encontra-se no altar-mor da Catedral. É uma das representações mais emblemáticas do santo e um ponto de referência para os peregrinos do Caminho de Santiago.
A imagem de Santiago Apóstolo é uma escultura gótica, feita em pedra policromada. Representa o santo como peregrino, vestido com túnica, manto e portando os atributos típicos do Caminho de Santiago: o bordão (bastão), a cabaça para a água e, sobre o peito, a Cruz de Santiago.
Um dos costumes mais significativos é o Abrace ao Apóstolo. Os peregrinos sobem por uma escada atrás do altar-mor e abraçam a estátua de Santiago Apóstolo pelas costas, como sinal de gratidão e devoção.
Este gesto simboliza o fim do Caminho de Santiago e a comunhão espiritual com o santo. É uma experiência profundamente emocionante para os caminhantes que percorreram centenas de quilómetros até à catedral. O esforço, o cansaço e o sacrifício vividos durante a peregrinação valeram a pena. Finalmente, encontram-se com o santo que vieram venerar.
Além do abraço, muitos peregrinos descem à cripta, onde se encontra o Túmulo de Santiago Apóstolo. Segundo a tradição, este sepulcro contém os restos do apóstolo, descobertos no século IX e que deram origem à construção da Catedral de Santiago de Compostela.
Outra das tradições mais importantes é a Missa do Peregrino. Durante esta missa, os caminhantes recebem uma bênção especial em reconhecimento pelo seu esforço. Em ocasiões especiais, é utilizado o Botafumeiro, um enorme incensário que balança pela nave central, enchendo a catedral com o aroma do incenso e proporcionando um espetáculo visual impressionante.
Oração do santinho de Santiago Apóstolo
A parte traseira do santinho devocional está decorada com uma oração dedicada ao Apóstolo Santiago. A prece é uma adaptação dos dois últimos versos da oração que João Paulo II dedicou ao São Tiago no ano de 1989.
Esta oração do Papa foi um dos momentos mais recordados da visita do sumo pontífice à cidade de Compostela, em agosto de 1989.
A viagem do Papa foi enquadrada no conjunto de atividades realizadas por ocasião da celebração das IV Jornadas Mundiais da Juventude.
História de Santiago Apóstolo
Santiago Apóstolo, também conhecido como São Tiago ou Santiago Maior, foi um dos discípulos mais próximos de Jesus. Foi testemunha de momentos-chave como a Transfiguração e a Oração no Horto das Oliveiras.
Nasceu em Betsaida, Galileia, e era filho de Zebedeu e irmão de João Evangelista.
Antes de ser chamado por Jesus, trabalhava como pescador.
O Apóstolo Santiago era uma pessoa de caráter forte, o que lhe valeu o apelido de "Filho do Trovão".
Evangelização e a Virgem do Pilar
Segundo a tradição, após a morte de Cristo, Santiago Apóstolo, seguindo as instruções do seu Mestre, viajou para a Hispânia para pregar o Evangelho.
O seu primeiro destino foi a Galaecia, terra de galaicos e astures. Apesar da sua fé e esforço, não teve muito êxito; as pessoas não compreendiam a mensagem de Jesus.
Eventualmente, decidiu continuar a sua missão noutro lugar e viajou para o norte da Península até Caesaraugusta, hoje Saragoça. Sem perder a esperança, iniciou a sua pregação e conseguiu converter oito homens ao cristianismo, um grande feito.
Após este sucesso inicial, a sua fé começou a vacilar. Sentindo-se incapaz de transmitir a Palavra do Senhor, a Virgem Maria apareceu-lhe sobre uma coluna (um pilar), evento que deu origem à devoção à Virgem do Pilar.
A Virgem Maria encorajou-o e pediu-lhe que construísse uma capela em torno do pilar. Antes de terminar a obra, São Tiago consagrou-a como Santa Maria do Pilar, a primeira igreja dedicada à Virgem Maria.
Este templo primitivo seria a base da evangelização ocidental da Europa e, com o tempo, tornar-se-ia a Basílica da Virgem do Pilar, onde permanece o pilar com a imagem da Virgem.
Após muitos anos, decidiu regressar à Judeia. Ao chegar, foi preso e decapitado por ordem de Herodes Agripa I no ano 44 d.C., tornando-se o primeiro apóstolo mártir.
Após a sua morte, os seus discípulos trasladaram os seus restos mortais por mar até Iria Flávia (Galiza). Nesse local onde tinha estado a evangelizar, os seus restos foram depositados.
No século IX, o seu túmulo foi descoberto e identificado como o de Santiago Apóstolo. Isso levou à construção da Catedral de Santiago de Compostela.
A descoberta do túmulo impulsionou a peregrinação cristã. O Caminho de Santiago tornou-se uma das rotas mais importantes da cristandade, atraindo peregrinos de todo o mundo.
Santiago Apóstolo, Padroeiro de Espanha
Santiago Apóstolo é o padroeiro de Espanha e da Galiza. Também é considerado protetor dos peregrinos, cavaleiros e soldados.
A sua festividade celebra-se a 25 de julho. Esta data recorda o seu martírio e é uma das festas religiosas e culturais mais importantes de Espanha.
O 25 de julho é o dia da Galiza, uma data de grande tradição popular na qual se exaltam os produtos e tradições típicas da comunidade galega.