DVD do Caminho - O Caminho do Norte
8,00€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
DVD do Caminho de Santiago Norte
- DVD do Caminho do Norte. De Ribadeo a Arzúa e de Arzúa a Compostela.
- Línguas disponíveis: castelhano e galego.
- 43 minutos de duração.
- Com o Aconselhamento de Manuel Valín e J. Ramón Fernández Pacios.
- Capa com imagens de uma trilha do Caminho, a Catedral de Santiago, etc...
- Contraportada com imagens do Mosteiro de San Marín Pinario, a tumba do apóstolo Santiago, etc...
- Classificado para todos os públicos.
- Zonas 1-2-4.
- Visionado 4/3.
Informação do Caminho do Norte
O Caminho da Costa ou Caminho do Norte pode ser considerado o primeiro dos caminhos que percorreram os peregrinos em sua busca do Apóstolo Santiago. De fato, considera-se que o primeiro peregrino a Santiago de Compostela foi o rei do reino astur, Afonso II o Casto (760-842).
Durante o reinado de Afonso II, o bispo de Iria Flavia, D. Teodomiro, descobre os restos do apóstolo Santiago no ano 814.
As notícias chegam a ouvidos de Afonso II. O rei astur decide peregrinar a região de Iria Flavia para verificar em pessoa a verossimilhança das notícias. Sale da capital do reino astur, Oviéu, e depois de chegar a terras galegas, verificar que todas as notícias são certas, ordena edificar sobre o sepulcro uma pequena igreja.
A notícia da descoberta se estendeu por todo o reino astur e pelas fronteiras do mesmo. Muitos cristãos quiseram imitar Afonso II e visitar a tumba do apóstolo Santiago.
Naquela época, grande parte do território espanhol estava ocupado por muçulmanos. O reino de Al-Andalus ocupava a maioria da península Ibérica. Apenas o norte permanecia sob controle cristão e foram muitos os peregrinos que usaram esta rota por serem menos perigosa e exposta.
Já no ano 844, em Clavijo, povo da atual Rioja, o apóstolo Santiago montado em seu cavalo branco, intercede a favor dos cristãos dirigidos por Ramiro I. A intervenção do apóstolo permite aos cristãos ganhar uma batalha que tinham praticamente perdida frente aos muçulmanos dirigidos por Abderramán II.
É a partir deste momento quando se relaciona ao apóstolo Santiago como Santo da cruzada contra os muçulmanos e protetor dos cristãos nas mais importantes batalhas da Reconquista.