Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada

Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada
Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada
Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada, Img
Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada
Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada, Img 1
Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada
Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada, Img 2
Disponibilidade: Em stock
Ref: 7B012

55,00€

Iva incluído

o
compre rapidamente sem se inscrever

(2.000 Kg.)

Você receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções

Cruz Gloriosa Primitiva do Caminho Neocatecumenal | Cor prateada

  • Cruz Gloriosa Primitiva fabricada em resina de alta densidade.
  • Interior reforçado com espigão metálico.
  • 20 cm de altura.
  • 9 cm de largura.
  • 1 cm de espessura.
  • Banho de cor prateada com efeito metálico.
  • Peso aproximado de 190 g.
  • Está disponível outra Cruz Gloriosa do Caminho Neocatecumenal.

O Caminho Neocatecumenal e a Cruz Gloriosa

O Caminho Neocatecumenal é um movimento dentro da Igreja Católica cujo objetivo fundamental é levar as pessoas a uma fé adulta e madura através de um processo de redescoberta e vivência plena do seu batismo, por meio da catequese e formação que se desenvolve em pequenas comunidades. O Caminho é um itinerário de formação que ajuda os adultos a aprofundar a sua fé e a viver uma experiência de comunidade cristã.

Estas comunidades reúnem-se regularmente para celebrar a Palavra de Deus, partilhar as suas experiências de fé e participar na Eucaristia. O itinerário estrutura-se em várias etapas, cada uma com um enfoque específico, e culmina com uma celebração de renovação das promessas batismais.

Surgiu em Espanha na década de 1960, fundado por Kiko Argüello e Carmen Hernández, juntamente com o sacerdote Mario Pezzi. O Caminho Neocatecumenal foi reconhecido oficialmente pela Santa Sé em 2008, quando foram aprovados os seus estatutos definitivos.

Desde a sua fundação, o Caminho Neocatecumenal foi implementado em mais de 120 países. O movimento tem sido valorizado pelo seu trabalho evangelizador e pelo impacto na revitalização da fé em muitas paróquias.

A Cruz Gloriosa é um símbolo litúrgico central no Caminho Neocatecumenal. Foi desenhada por Kiko Argüello.

Significado da Cruz Gloriosa

O significado da Cruz Gloriosa está profundamente enraizado na teologia cristã. Representa a exaltação de Cristo ressuscitado e glorificado, enfatizando o seu triunfo sobre a morte.

Os elementos característicos que definem a Cruz Gloriosa do Caminho Neocatecumenal são:

  • O Senhor Ressuscitado

A figura de Cristo é representada vivo sobre a Cruz, triunfante sobre a morte, simbolizando a derrota do pecado e a salvação da humanidade.

  • Os quatro evangelistas:

Os braços da Cruz estão decorados com os símbolos dos quatro evangelistas:

São Mateus representado por um homem ou anjo: Representa a humanidade de Cristo, pois o seu Evangelho começa com a genealogia de Jesus (Mt 1,1-17), destacando a sua descendência humana.

São Marcos representado por um leão: Simboliza a majestade e a realeza de Cristo, além do seu poder e valentia. O seu Evangelho começa com João Batista no deserto, clamando com voz forte, como um leão (Mc 1,3).

São Lucas representado por um touro ou boi: Representa o sacrifício e a expiação, pois o seu Evangelho inicia com Zacarias no templo oferecendo sacrifícios (Lc 1,8-23) e realça a paixão de Cristo como vítima pela salvação do mundo.

São João representado por uma águia: Simboliza a divindade e a elevação espiritual de Cristo, pois o seu Evangelho começa com o sublime prólogo sobre o Verbo de Deus (Jo 1,1-18), elevando-se como uma águia às alturas do mistério divino.

  • A Virgem Maria

A figura da Virgem Maria está situada na parte inferior da Cruz. Sobre a imagem da Virgem repousam os demais elementos da Cruz Gloriosa. Colocar Santa Maria nesta posição simboliza que a Virgem é a base sobre a qual se edifica a mensagem de Cristo. A Virgem é o fundamento sobre o qual se constrói a Igreja Católica.

  • Raios e reflexos na figura de Cristo

Os reflexos representam a luz divina que emana de Cristo. Além disso, recordam-nos que Jesus é a luz que ilumina nas trevas. Cristo morreu na Cruz por nós e, com a sua entrega, venceu a escuridão e trouxe a esperança da vida eterna ao mundo.

  • INRI

A sigla INRI, que aparece na parte superior do Crucifixo, é uma expressão de origem latina e significa Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). A inscrição foi colocada por ordem de Pôncio Pilatos sobre a cruz de Jesus.

O hino à Cruz Gloriosa

O Hino da Cruz Gloriosa é um cântico composto por Kiko Argüello que exalta a Cruz como símbolo de salvação. É uma das músicas mais emblemáticas do repertório do Caminho Neocatecumenal.

Esta obra musical nasce da adaptação realizada por Kiko Argüello de um antigo texto conhecido como A Santa Páscoa.

Este texto, atribuído a um autor anônimo do século II, exalta a Cruz de Cristo como a árvore da salvação e fonte de vida eterna para os fiéis. Argüello adaptou esta homilia, mantendo a sua essência poética e simbólica, para ser cantada nas celebrações neocatecumenais.

O hino segue fielmente o conteúdo do texto antigo, definindo a Cruz como fonte de regeneração e vida nova, não somente como instrumento de sofrimento. A Cruz é a "árvore da salvação", da qual os fiéis se podem alimentar e encontrar refúgio diante das dificuldades da vida.

Kiko Argüello usa a música como meio de evangelização e formação na fé, criando um hino que coloca Cristo no centro de tudo e enfatiza o kerigma: o anúncio do mistério pascal como a chave da fé cristã.

Letra do hino à Cruz Gloriosa

A Cruz gloriosa
do Senhor ressuscitado,
é a árvore da salvação.
Dela eu me alimento,
nela me deleito,
em suas raízes cresço,
em seus ramos eu me estendo.

O seu orvalho me fortalece,
o seu Espírito, como brisa, me fecunda;
à sua sombra coloquei a minha tenda.
Na fome, é o alimento,
na sede, é a água viva,
na nudez, é o meu vestido.
Caminho estreito, minha porta estreita,
escada de Jacó, leito de amor,
onde o Senhor nos desposou.

A Cruz gloriosa
do Senhor ressuscitado,
é a árvore da salvação.
Dela eu me alimento,
nela me deleito,
em suas raízes cresço,
em seus ramos eu me estendo.

No medo, é a minha defesa,
na queda, me fortalece.
Na vitória, é a coroa,
na luta, ela é o prêmio.
Árvore de vida eterna,
mistério do universo,
coluna da terra,
o seu topo toca o céu,
e em seus braços abertos
brilha o amor de Deus.

A Cruz gloriosa
do Senhor ressuscitado,
é a árvore da salvação.
Dela eu me alimento,
nela me deleito,
em suas raízes cresço,
em seus ramos eu me estendo.