Los cíngulos sacerdotales, también conhecidos como cíngulos litúrgicos ou cíngulos de sacerdote são um símbolo de unión e fidelidade a Deus.
denomina-se cíngulo sacerdotal al cordón ou cinturón que ciñe o alba litúrgica ao corpo do sacerdote.
Os cíngulos, como toda vestimenta que empregam os sacerdotes, têm um significado litúrgico. No caso dos cíngulos sacerdotales, o significado é a pertença vital que se tem com o Señor e seus enseñanzas. Sem dúvida é um símbolo da unión e fidelidade a Deus.
Os materiais com os quais se confeccionam os cíngulos podem ser linho, lã, rayón, cáñamo ou seda. O material com o qual são realizados os cíngulos define o seu preço de compra.
Os cíngulos para sacerdotes están disponíveis nas quatro cores litúrgicos: cíngulos morados, cíngulos vermelhos, cíngulos verdes e cíngulos brancos. O uso do cíngulo de uma cor ou outro vem definido pelo tempo litúrgico.
Os cíngulos do sacerdote podem estar rematados com borlas, puntilla e/ou nudos.
Tambiéngulo, conhecido como cíngulo cofrade ou cíngulo nazareno, empregados pelos membros de Cofradías e Irmandades para ajustar a túnica cofrade e/ou a túnica de nazareno. También são conhecidos popularmente como cíngulos para Semana Santa
.A cor do cíngulo é definida pelas cores do vestuário da Cofradía ou da Irmandade. A cor do cíngulo de nazareno dependerá da cor da túnica, da cor do capirote, das cores do escudo, da cor das luvas, …
É habitual nos cíngulos de nazareno combinar duas cores: cíngulos brancos e morados, cíngulos dourados e verdes, …
Os cíngulos são ornamentos litúrgicos empregados fundamentalmente por sacerdotes (cíngulos sacerdotales), durante as celebrações litúrgicas, e pelos nazarenos (cíngulos de nazareno), durante as processões de Semana Santa.