Autocolante autoadesivo Crismão | 9,5 x 3,5 cm
1,25€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
Autocolante autoadesivo Crismão para velas e círios
- Autocolante autoadesivo.
- 9,5 cm de altura.
- 3,5 cm de largura.
- Fundo transparente.
- Letras de cor preta e vermelha.
O que é o Crismão na Igreja Católica?
O crismão, também conhecido como Anagrama de Cristo, é um símbolo cristão que representa Jesus Cristo.
O crismão é a representação gráfica do nome de Cristo com as letras gregas "Χ" (ji) e "Ρ" (rho), as duas primeiras letras do nome "Χριστός" (Christos), palavra grega que significa "o ungido", o escolhido por Deus.
A representação mais comum é com a letra "P" no centro da figura, e os braços do "X" cruzados sobre o "P".
Este símbolo tem sido utilizado pelos membros da Igreja Católica desde os primeiros séculos do cristianismo.
Significado do Crismão
O crismão é uma representação de Cristo, um símbolo de Jesus.
É comum que o símbolo tradicional do "X" e do "P" seja acompanhado pelas letras gregas "Α" (alfa) e "Ω" (ómega), em referência às palavras de Cristo no livro do Apocalipse:
"Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim"
(Apocalipse 22:13).
Assim, o crismão representa a eternidade e a omnipresença de Cristo, enraizando o seu significado na doutrina cristã da salvação e da vida eterna.
A vitória sobre a morte e o seu papel como princípio e fim de todas as coisas.
Cor do Crismão
A cor do crismão pode variar conforme o contexto e o material utilizado.
Na iconografia cristã, costuma ser representado em dourado e prateado, cores que simbolizam a glória e majestade de Deus.
O dourado destaca o seu vínculo com a realeza divina, enquanto o prateado enfatiza a pureza.
O crismão do autocolante está feito em cor preta e vermelha. A cor preta simboliza a morte e o luto, enquanto o vermelho está associado ao sangue de Cristo, ao sacrifício de Jesus.
Os autocolantes costumam ser colocados sobre as velas ou círios pascais. As candeias, velas e círios pascais são a representação da luz de Jesus, da vida e da Ressurreição.
O Crismão na Arte Paleocristã
Na arte paleocristã (séculos I-V), o crismão era um sinal de identidade cristã em tempos de perseguição. Encontrava-se esculpido em sarcófagos, inscrições funerárias e decorações de catacumbas.
Além disso, o crismão era usado em monumentos funerários e outros objetos litúrgicos para identificar os crentes e expressar a sua fé na ressurreição.
O anagrama de Cristo tornou-se um elemento característico da arquitetura românica, adornando os tímpanos e as fachadas das igrejas medievais.
Hoje em dia, é um elemento cristão com grande significado simbólico que se utiliza para decorar velas, igrejas, mobiliário paroquial, ornamentos litúrgicos, entre outros.