Atril de madeira para livros

Atril de madeira para livros
Atril de madeira para livros
Atril de madeira para livros, Img
Atril de madeira para livros
Atril de madeira para livros, Img 1
Disponibilidade: Esgotado
Ref: 1F46517

75,00€

Iva incluído

o
compre rapidamente sem se inscrever

(1.000 Kg.)

Você receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções

Púlpito de madeira para livros de Igreja

  • Púlpito de madeira para uso paroquial.
  • Suporte dobrável com:
    • 38 cm de largura.
    • 24,5 cm de altura.
  • Púlpito com 17 cm de profundidade.
  • Espessura de 1 cm.
  • Suporte decorado com filigranas.

Os púlpitos de madeira na Igreja Católica

Os púlpitos são elementos de mobiliário religioso utilizados na Igreja Católica desde a construção das primeiras basílicas paleocristãs.

Os púlpitos serviam desde a sua origem como suporte para segurar livros ou documentos sagrados, facilitando a sua leitura.

Embora hoje em dia exista uma grande variedade de materiais, tradicionalmente os púlpitos eram fabricados em madeira. O uso desta matéria-prima deve-se principalmente a várias características.

  • A durabilidade da madeira

A madeira, comparada com outros materiais abundantes nos primeiros anos do cristianismo, era um material resistente.

Os artigos de mobiliário fabricados em madeira devidamente tratada podiam ser utilizados por várias gerações.

  • A facilidade de ser talhada e decorada

A Palavra de Deus é um elemento fundamental durante as celebrações litúrgicas. Por este motivo, os púlpitos , como suportes onde se colocam os textos sagrados, ocupam um lugar de destaque no altar.

Ao ocupar um espaço tão relevante, é comum que os púlpitos sejam decorados com elementos religiosos relacionados com a Palavra de Deus, os Evangelhos ou outros aspetos litúrgicos. É habitual encontrar apoios decorados com Águias (símbolo de São João Evangelista), o monograma JHS, entre outros.

A madeira permitia que os carpinteiros e escultores mais habilidosos criassem púlpitos de grande beleza que reforçassem a importância da Palavra do Senhor.

  • Facilidade para montar estruturas

Embora não se conservem púlpitos de madeira anteriores ao século XV, supõe-se que a complexidade destas peças de mobiliário foi aumentando ao longo dos séculos.

É provável que os primeiros púlpitos de madeira fossem peças simples, com uma estrutura rígida e pouca ou nenhuma decoração. Certamente eram objetos fabricados a partir de uma única peça de madeira.

Sabe-se que já na Idade Média a complexidade e a beleza dos púlpitos de madeira tinham aumentado consideravelmente. Muitos deles eram verdadeiras obras de arte.

Os púlpitos de madeira eram produzidos com diferentes peças que eram montadas, permitindo rotações, ajustes de inclinação, entre outros.

Além disso, para aumentar a beleza das obras, os púlpitos eram fabricados com diferentes tipos de madeira, conferindo tonalidades diversas, e incorporavam esculturas em madeira com todo tipo de figuras religiosas.